Publicações

Data: 20 de dezembro de 2021 

As malformações cavernosas também são conhecidas como cavernomas, angiomas cavernosos, hemangiomas cavernosos ou malformações vasculares intracranianas.

🚩 As malformações são vasos sanguíneos com formação anormal que podem variar em tamanho de 2 milímetros a vários centímetros de diâmetro, as malformações se desenvolvem e provocam sangramento ou formação de coágulo sanguíneo, o que pode causar diversos problemas.

Apesar de localizada no cérebro, na maioria dos casos, essas malformações também podem ocorrer na medula espinhal, na cobertura do cérebro (dura mater) ou nos nervos do crânio.

👉  Ainda não se tem comprovações sobre o que causa a malformação, a maioria dos casos ocorre sem uma causa aparente. No entanto, cerca de 20% dos quadros identificados possuem histórico familiar. 

Normalmente, as malformações cavernosas são silenciosas e não apresentam sintomas. Os sinais costumam se manifestar de acordo com o tamanho da malformação quando ocorre sangramento e à reabsorção de sangue. Os sintomas mais comuns são: 👇

📌 Convulsões;
📌 Fraqueza nos braços ou pernas;
📌 Problemas de visão;
📌 Problemas de equilíbrio;
📌 Problemas de memória e atenção;
📌 Dificuldade para falar e compreender;
📌 Fortes dores de cabeça.

📢  Procure imediatamente ajuda médica caso identifique algum destes sintomas. 
O diagnóstico para identificar a condição pode ser feito por ressonância magnética (RM). As imagens podem ser repetidas para analisar futuras mudanças no tamanho da malformação, sangramentos recentes ou o surgimento de novas lesões. 
 
🎯 Fonte: American Association of Neurological Surgeons / Mayo Clinic
 
« Voltar