Publicações

Data: 10 de dezembro de 2021 

As doenças cerebrovasculares acontecem quando as condições de circulação do fluxo sanguíneo são dificultadas de forma momentânea ou permanente em uma área do cérebro.
 
📌  O diagnóstico para identificar os problemas cerebrovasculares podem ser realizados através de exames de imagem. Com os testes, o médico neurocirurgião é capaz de visualizar com exatidão os vasos sanguíneos ao redor do cérebro e no tecido cerebral.
 
Entre os principais estão:👇
 
🔹 Angiografia cerebral: este procedimento permite visualizar as artérias por meio do raio-x com a ajuda do contraste injetado através de um cateter. É um exame invasivo, porém é o que dá mais detalhes a respeito do fluxo sanguíneo cerebral.
 
🔹 Doppler carotídeo: este é um exame indolor e não invasivo. Um ultrassom é utilizado para detectar placas, coágulos sanguíneos e outros problemas relacionados às artérias carótidas.
 
🔹 Tomografia computadorizada (TC): em determinados casos, a medicação injetável na veia é indicada para ajudar a destacar as estruturas cerebrais.
 
🔹 Entre outros como Ultra-som Doppler, Eletroencefalograma (EEG), punção lombar e a ressonância magnética (RM).
 
Após o diagnóstico, o tipo de tratamento é determinado de acordo com o problema identificado.
 
👉  Vou apresentar para vocês um tratamento para três doenças diferentes, são elas: Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico, Estenose carotídea e aneurisma cerebral.
 
✅   Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico: normalmente, o tratamento indicado nestes casos é cirúrgico. A hemorragia intracerebral causa o sangramento direto no tecido cerebral, a cirurgia é realizada para aliviar a pressão dentro do crânio.  O procedimento pode selar o vaso defeituoso e redirecionar o fluxo sanguíneo para outros vasos que fornecem sangue para a mesma região do cérebro.
 
✅   Estenose carotídea: quando as artérias carótidas são bloqueadas por um acúmulo de gordura e colesterol que formam uma placa, o sangue rico em oxigênio não é levado ao cérebro. Para tratar a condição, o neurocirurgião pode indicar a endarterectomia carotídea, um procedimento que, a partir de uma incisão na artéria, remove a placa com um instrumento de dissecação. A remoção é capaz de alargar a passagem e restaurar o fluxo sanguíneo normal, a artéria é reparada com suturas ou enxertos.
 
✅   Aneurisma Cerebral: O aneurisma ocorre quando há uma dilatação anormal em uma das artérias do cérebro ocasionada pelo enfraquecimento das camadas musculares internas e "fibroelásticas" do vaso sanguíneo. O tratamento para desinsuflar o aneurisma cerebral é feito a partir da craniotomia. O neurocirurgião realiza a abertura do crânio e isola o aneurisma da corrente sanguínea usando um ou mais clipes. Há também uma técnica menos invasiva, chamada terapia endovascular, na qual são usados microcateteres para introduzir micromolas na área dilatada, o que permite fechar lesão.
 
🎯 Fonte: American Association of Neurological Surgeons
 
 

 
 
« Voltar