Publicações
5 fatos sobre a Hérnia de Disco
Data: 23 de maio de 2021🔍 A hérnia de disco é uma condição muito comum, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a condição afeta cerca de 5,4 milhões de brasileiros.
🔍 Os casos correspondem a 4% de todos os atendimentos de um Pronto Socorro Geral, sendo a maior causa de encaminhamento a médicos especialistas em coluna e são uma das principais causas de deficiência física.
🔍 Mais frequente entre 30 e 50 anos, afetando duas vezes mais os homens do que as mulheres
🔍 Maioria dos pacientes não necessita de intervenção cirúrgica
👉 Para que seja realizado o diagnóstico, o paciente deve ser submetido a avaliação médica especializada, bem como a exames complementares, como:
- Ressonância Magnética – para avaliação dos discos, ligamentos, nervos e medula espinhal;
- Tomografia Computadorizada com ênfase na janela óssea e cortes axiais e coronais – para complementar a avaliação da parte óssea da vértebra e das articulações posteriores;
- Radiografias Dinâmicas da Coluna – para melhor avaliar escorregamentos e desvios das vértebras, o que pode indicar a necessidade de fixação do segmento da coluna afetado, com a realização de artrodese;
- Eletroneuromiografia – para avaliar a condução dos sinais nervosos pela medula espinhal e raízes nervosas, podendo inclusive ser avaliado o prognóstico do quadro.
Após o diagnóstico, o tratamento inicial é conservador, com fisioterapia, acupuntura, medicamentos e eventualmente mudança de hábitos que podem predispor a piora do quadro.
A presença dos seguintes fatores pode ser determinante na indicação de cirurgia: 👇
🔹 Dor está limitando a atividade normal e qualidade de vida do paciente;
🔹 Há desenvolvimento de déficits neurológicos progressivos, como: fraqueza e/ou dormência nas pernas;
🔹 Perda do controle das funções do intestino e da bexiga;
🔹 Dificuldade em ficar de pé ou andar;
🔹 Ineficiência do tratamento com conservador, a base de mudanças de estilo de vida, medicações, acupuntura e fisioterapia.
A técnica cirúrgica que será utilizada é determinada pelo neurocirurgião de acordo as observações e condições do paciente, sendo que diversos procedimentos cirúrgicos podem ser indicados dependendo das alterações físicas e radiológicas do paciente, bem como sua idade, presença de comorbidades e seu estilo de vida.
Em alguns casos apenas a parte afetada do disco, a partir de opções minimamente invasivas, como as cirurgias endoscópicas e outras, que diminuem o tempo de recuperação e de internação, podem ser indicadas, principalmente nos casos de pacientes mais idosos, ou com comorbidades mais graves, ou mesmo em casos que a hérnia discal é o único componente alterado do segmento da coluna analisado.
🚩 É importante ressaltar que a hérnia de disco é um problema que pode ser prevenido, ou ao menos ter sua progressão e sua gravidade diminuídas com mudanças de hábitos e evitando os fatores de risco. As principais ações preventivas são:
🔹 Praticar atividade física;
🔹 Manter um peso saudável de acordo com as orientações do ministério da saúde;
🔹 Evitar o uso de qualquer produto de tabaco e parar de fumar;
🔹 Comente aqui embaixo se ficou com alguma dúvida.
Fonte: American Association of Neurological Surgeons; Mayo Clinic