Publicações

Data: 03 de Dezembro de 2021 

👉  O procedimento cirúrgico é o tratamento mais indicado para a maioria dos meningiomas.
 
📌 Normalmente, os tumores intracranianos denominados de meningiomas estão localizados na aracnoide,  uma membrana que compõem o coletivo de meninges formado por outras duas camadas: dura-máter e pia-máter, responsáveis por circundar o cérebro e a medula espinhal de forma protetora.
 
O objetivo da cirurgia é remover o meningioma completamente, de forma a incluir as fibras que o prendem às meninges e ao osso.
 
🚩 É comum que a estrutura do meningioma tenha borda definida, o que permite a remoção cirúrgica completa do tumor e aumenta bastante a probabilidade de cura.  
 
Antes da cirurgia, eventualmente é necessário que o paciente seja submetido a embolização do tumor, no qual é realizado o preenchimento dos vasos sanguíneos que o nutrem com um composto para interromper o suprimento de sangue ao meningioma.  
 
🔹 No procedimento cirúrgico, o neurocirurgião faz uma  abertura no crânio, grande o suficiente para garantir acesso ao tumor e, assim, removê-lo inteiramente ou a maior quantidade que for possível, sem machucar o cérebro.
 
Apesar da remoção completa ser o objetivo do tratamento, a prioridade para o neurocirurgião será reduzir ao máximo as suas dimensões, ao mesmo tempo que preserva as funções neurológicas do paciente. 
 
🚨  Em casos de risco significativo de qualquer efeito colateral que possa causar diminuição da qualidade de vida, a remoção cirúrgica será feita parcialmente, sendo o tumor observado com ressonâncias magnéticas periódicas, e em determinados casos a radioterapia complementar pode ser considerada.  
 
🎯 Fonte: American Association of Neurological Surgeons
 
 
« Voltar