Publicações

Alerta para Escoliose


Entenda a importância dos cuidados e diagnóstico precoce da escoliose, uma deformidade espinhal complexa - caracterizada por uma curvatura anormal ou lateral da coluna vertebral, que esteticamente lembra as letras S ou C.

Sem tratamento adequado, essa condição crônica pode progredir ao longo do tempo e interferir no dia a dia do paciente. Saiba como identificar os sinais e entenda as complicações dessa afecção!

▶Existem diversos fatores, incluindo defeitos de nascimento, anormalidade genética, desequilíbrio hormonal e condições neurológicas. No entanto, cerca de 80% dos casos não têm causa conhecida.

A curvatura da coluna provoca problemas na funcionalidade dos órgãos do corpo, como coração e pulmões, comprometendo suas funções. O paciente também pode se queixar de dor nas costas, espasmo muscular, dor no peito, falta de ar e perceber alterações na aparência física.

Observe os seguintes sinais e se necessário, agende uma consulta!
* Ombros desiguais
* A cabeça não está centralizada diretamente acima da pelve
* Um ou ambos os quadris estão elevados ou extraordinariamente altos
* As costelas estão em diferentes alturas
* Cintura irregular
* A aparência ou textura da pele sobre a coluna muda
* Todo o corpo se inclina para um lado

No caso de escoliose grave (grau do desvio acima de 40), a cirurgia é indicada para reduzir a gravidade da curva espinhal e evitar que ela piore - isso é chamado de fusão espinhal. Este procedimento envolve conectar dois ou mais ossos na coluna vertebral para que eles não possam se mover de forma independente.
  • Mochilas escolares pesadas provocam dor nas costas em crianças. No entanto, não causa escoliose.
  • A má postura não causa escoliose.
  • Pessoas com escoliose podem se exercitar, desde que sigam orientações de um profissional da área.

No próximo post, irei falar sobre a lombalgia. Acompanhe e não perca!

 
« Voltar