Publicações

Data: 17 de novembro de 2021 

Como vimos anteriormente, a dor no pescoço atinge metade da população e, apesar de parecer simples, pode limitar atividades do dia a dia e causar consequências mais graves.
 
🚨  Os fatores que influenciam na manifestação da cervicalgia podem estar relacionados à diferentes condições, como:
 
🔺 Doenças reumáticas: osteoporose e artrose;
🔺 Degeneração do disco;
🔺 Estreitamento do canal espinhal;
🔺 Inflamação muscular;
🔺 Posição inadequada para dormir;
🔺 Esforços repetitivos;
🔺 Má postura;
🔺 Estresse;
🔺 Traumas.
 
👉  Além disso, a idade avançada e fatores como tabagismo e obesidade podem ocasionar a degeneração dos ossos ou das articulações da coluna cervical e contribuir para a manifestação de doenças como hérnia de disco ou osteófitos cervicais (também conhecidos por “esporões” ósseos e “bicos de papagaio”). 
 
Há casos em que a hérnia de disco ou os osteófitos se formam na região cervical e ocasionam um estreitamento do canal espinhal e/ou das pequenas aberturas laterais nas quais estão as raízes dos nervos espinhais, de forma a pressionar a medula espinhal ou os nervos que vão para os membros superiores.  
 
📌 Praticamente todos os nervos para o resto do corpo precisam passar pelo pescoço para chegar ao destino, quando esta compressão acontece os órgãos com funções importantes como os braços, as pernas, o tórax e o abdômen são comprometidos.  A pressão é responsável por causar dor, fraqueza, formigamento e adormecimento, dificuldade para andar e para controlar a bexiga, e em casos extremos, pode resultar em uma paralisia permanente.  
 
O diagnóstico pode ser feito através do exame físico e neurológico, sendo complementado com exames de imagem (radiografias, tomografia computadorizada e ressonância magnética) que permitam identificar a origem da dor e como estão as estruturas internas.  
 
⚠️  Atenção: O neurocirurgião deve ser consultado o mais rapidamente possível quando ocorre dor no pescoço ou outros sintomas, principalmente após um ferimento ou golpe na cabeça, quando há a presença de dor de cabeça acompanhada por febre e rigidez do pescoço impedindo os movimentos cervicais.  
 
📌 Fonte: American Association of Neurological Surgeons
 
 
« Voltar