Publicações

Cervicalgia: sabe o que é?


Cervicalgia: Quando você deve se preocupar com essa dor? Neste post, veja os principais sinais de que é hora de consultar um neurocirurgião. A dor ou rigidez no pescoço pode acontecer por vários motivos. Isso geralmente ocorre devido a atividades e comportamentos como: má postura, esforços repetitivos, estresse e posição inadequada para dormir. Além de ser causada por uma ampla gama de condições, que exigem diferentes níveis de cuidados, incluindo doença degenerativa do disco, artrite, estreitamento (estenose) do canal vertebral (por onde passa a medula espinhal), radiculopatia cervical (pinçamento/compressão de nervos cervicais) ou espondilose/artrose cervical, entre muitas outras causas possíveis.

A duração da dor no pescoço é geralmente classificada da seguinte forma:
*Aguda - Dor que dura menos de 4 semanas.
*Subaguda - Dor que dura 4 a 12 semanas.
*Crônica - Dor que persiste por mais de 3 meses.

A seguir, listo os principais indícios de que a dor no pescoço provavelmente precisa de algum tipo de intervenção.
  • Quando as dores de tornam persistentes, limitantes ou refratárias, existem opções de tratamentos minimamente invasivos - tais como bloqueios de nervos articulares lombares, denervação facetária por radiofrequência e até mesmo tratamentos cirúrgicos, que podem ser percutâneos e/ou endoscópicos -
 
  • Quando pensar em procurar um especialista:Quando as dores se tornam fortes ou persistentes.
  • Quando há sinais de danos progressivos com cada vez mais limitação dos movimentos do pescoço e sensação de choque ao mover a cabeça para frente ou para trás, ou ao roda-la. Isto pode ser causado por uma compressão da Medula Espinhal e é uma emergência médica!
  • Quando a dor no pescoço irradia para um ou ambos os braços ou está associada à dormência ou fraqueza no braço, isso pode ser um sinal de compressão severa da raiz nervosa. A compressão da medula espinhal pode causar dormência e fraqueza nas mãos ou nos braços, ou o paciente pode sentir um desequilíbrio ao caminhar. Esses sintomas também sinalizam uma emergência.*Isso pode ser determinado através do exame neurológico realizado por um médico especialista, muitas vezes sendo necessário a realização de ressonância magnética, tomografia computadorizada , radiografias dinâmicas e eletroneuromiografia.

🔹Causas graves de dor no pescoço, como infecções, tumores e problemas na medula espinhal tendem a sobrecarregá-lo com dores latejantes e persistentes
🔹Dor no pescoço pode ser um sintoma de uma complicação rara e severa da Covid-19, segundo relato de médicos italianos.
 
« Voltar