Publicações

Data: 11 de janeiro de 2021

A dor da neuralgia do trigêmeo pode ser insuportável e incapacitante, no entanto, é importante que o paciente tenha consciência de que é tratável e existem diversos tipos de abordagens, incluindo medicamentos, procedimentos ambulatoriais, cirurgia craniana ou uma espécie de radioterapia. Cabe ao médico neurocirurgião determinar o melhor método.

No post de hoje, conheça a técnica cirúrgica mais utilizada e eficiente para o tratamento dessa condição.

Muito brevemente, vamos explicar como é feita a descompressão microvascular – um procedimento cirúrgico, normalmente oferecido para pessoas que estão com uma boa saúde e com menos de 70 anos.

A cirurgia se inicia com uma incisão atrás da orelha e o couro cabeludo é incisado, sendo realizada uma pequena abertura no crânio. Vale destacar que o cérebro permanece intocado durante o procedimento.

Com apoio de um microscópio ou mesmo de um neuroendoscópio, o médico neurocirurgião se aproxima ao nível do tronco cerebral para identificar o nervo trigêmeo e os vasos sanguíneos que correm ao redor dele. A ideia é descomprimir o nervo trigêmeo, que sofre pequenos golpes do vaso sanguíneo que está comprimindo-o a cada pulsação. Com essa descompressão interrompe-se o estímulo que causa a dor trigeminal.

🔹O tempo da cirurgia é de duas a três horas. A maioria dos pacientes recebe alta hospitalar entre 48 e 72 horas após o procedimento.
🔹É bem comum aparecer inchaço ou hematoma no couro cabeludo ou na área do pescoço, mas a tendência é desaparecer gradualmente dentro de 2 a 4 semanas após o procedimento.
⚠ Raramente a dor pode persistir após a cirurgia. Mas se isso acontecer, o paciente deve ser minuciosamente reavaliado, podendo ser necessário a realização de nova abordagem cirúrgica ou mesmo a tentativa de outros métodos. 
  • Sem tratamento, a dor pode piorar com o tempo, tornando-se insuportável e refratária.
 
  • Caso você sentir dor intensa na testa, bochecha, dentes e mandíbula em apenas um lado do rosto, procure um médico neurocirurgião.  

 
« Voltar