Publicações

Como é feito o tratamento da Síndrome de Compressão Medular?

Data: 15 de Junho de 2023

📌  Como vimos anteriormente, a compressão da Medula Espinhal pode ocorrer desde o pescoço (coluna cervical) até a parte inferior das costas (topo da coluna lombar).

Além disso, a condição pode apresentar causas variadas, entre elas: desgaste gradual ou degeneração dos ossos da coluna, hérnias de disco, traumas da coluna vertebral, escoliose (alinhamento anormal da coluna) e tumores.

🚩  O tratamento para a síndrome de compressão medular pode ser multidisciplinar e envolver médicos reumatologistas e fisiatras, educadores físicos, fisioterapeutas, além de médicos neurocirurgiões.

🔹  A indicação da forma de tratamento depende da causa e dos sintomas, e na maioria das vezes envolve todo um conjunto de medidas.

🔹  Dependendo da intensidade dos sintomas e do grau da compressão medular, a indicação pode ser o tratamento conservador com medicamentos, injeções e fisioterapia, mas na maioria das vezes é necessário realizar algum tipo de intervenção cirúrgica para permitir a descompressão da medula e das raízes nervosas, de forma a permitir a recuperação do paciente.

🔹  As técnicas cirúrgicas podem ser uma opção quando os tratamentos conservadores não funcionam, ou quando a compressão medular e os sintomas são mais intensos.

Existem diversas técnicas cirúrgicas para a correção deste problema, incluindo-se diversas opções de técnicas minimamente invasivas, como cirurgias por videoendoscopia.

🔺  Fonte: University of Rochester Medical Center / Johns Hopkins University

🖇  Compartilhe esse conteúdo para que mais pessoas saibam!
 
« Voltar