Publicações

Data: 21 de julho de 2021

Você já teve um lapso de memória ao tentar lembrar o que comeu no jantar do dia anterior? Ou onde deixou o carro no estacionamento? Aquele filme que seu amigo recomendou está na ponta da língua, mas o nome não vem...

A todo momento, usamos a nossa memória. Mas, você sabe como isso funciona?

Um artigo da Harvard University explica de forma simples que a memória se refere ao processo contínuo de retenção de informações ao longo do tempo. A memória oferece aos indivíduos uma estrutura por meio da qual podem compreender o presente e o futuro. Como tal, a memória desempenha um papel crucial no ensino e na aprendizagem. Existem três processos principais que caracterizam o funcionamento da memória. Esses processos são codificação, armazenamento e recuperação.

🔹A codificação se refere ao processo pelo qual as informações são aprendidas.  
🔹Armazenar refere-se a como, onde, quanto e por quanto tempo as informações codificadas são retidas no sistema de memória. O modelo modal de memória destaca a existência de dois tipos de memória: memória de curto prazo e memória de longo prazo.
🔹Recuperação é o processo pelo qual os indivíduos acessam as informações armazenadas. As informações armazenadas na memória de curto prazo e na de longo prazo são recuperadas de formas diferentes. Enquanto a de curto prazo é recuperada na ordem em que está armazenada (por exemplo, uma lista sequencial de números), a de longo é recuperada por meio de associação (por exemplo, lembrar onde você estacionou seu carro voltando para a entrada pela qual você acessou um shopping center) (Roediger & McDermott, 1995).

►Quando você deve se preocupar com a perda de memória? Todo mundo se esquece das coisas às vezes, mas quando você perceber que tem esquecido com facilidade palavras e tem repetido as mesmas perguntas são alguns alertas de bandeira vermelha. E o mais importante indicativo é de quando essa situação começa a atrapalhar a sua vida.  
« Voltar