Publicações

Data: 13 de abril de 2021

Atualmente existem mais de 150 tipos diferentes de tumores cerebrais classificados. Eles se dividem em tumores primários do sistema nervoso central e metástases (lesões secundárias a um câncer em outro órgão).

Dos tumores primários do sistema nervoso central, que inclui o cérebro, a medula espinhal e seus envoltórios, os dois tipos mais comuns são os meningiomas (originados a partir de células das meninges, membranas que envolvem o sistema nervoso central) e os gliomas (originados a partir de células da Glia, que fazem a estrutura que sustenta os neurônios no sistema nervoso central).

Para se proteger e diminuir as chances do desenvolvimento desses tumores, é fundamental a conscientização dos principais fatores de risco.
  1. Fique atento ao excesso de peso ou obesidade. O acúmulo de gordura corporal aumenta o risco de certos tipos de tumores cerebrais.
  2. Manter um estilo de vida pouco saudável também pode desencadear o crescimento anormal das células. Isso inclui o vício do cigarro e consumo abusivo de álcool.  
  3. Exposição repetida à radiação por meio de radiação ionizante, raios-X e tomografia computadorizada (TC), linhas de energia, usinas nucleares, telefones celulares e torres de telefonia celular podem estimular a formação desses tumores.
  4. Exposição a certos produtos químicos prejudiciais. Por exemplo, escapamento de diesel, voláteis de alcatrão de carvão, fumaça de tabaco, compostos de arsênico, compostos de cádmio, compostos de níquel e vários outros.
  5. Segundo câncer: pessoas que tiveram alguma neoplasia em alguma fase da vida, como leucemia quando crianças, correm um risco maior de desenvolver tumores cerebrais na idade adulta.
  6. Em alguns casos raros, os tumores cerebrais podem ser herdados geneticamente. Se muitas pessoas em uma família tiveram tumores cerebrais, é bom iniciar uma investigação precoce e manter um acompanhamento regular.
Além disso, o risco de desenvolver tumores cerebrais aumenta com o avançar da idade.

►Os tumores cerebrais podem se formar de duas maneiras:
- Tumor cerebral primário começa com uma célula cerebral anormal e cresce no cérebro.
- O tumor metastático (secundário) começa como um câncer em outra parte do corpo (como os pulmões ou a mama) e depois se espalha para o cérebro, onde forma um novo tumor.

►Os tumores podem causar danos locais ao crescer e impulsionar áreas cruciais do cérebro. Eles, geralmente, causam problemas quando bloqueiam o fluxo de fluido ao redor do cérebro, levando a um aumento da pressão dentro do crânio.

►Um tumor maligno cresce rapidamente e pode se espalhar para outras partes do cérebro ou para a medula espinhal. Apesar do tumor benigno ser considerado menos perigoso, ele também pode causar danos e pressionar outras partes do cérebro.

O tratamento de um tumor cerebral deve ser personalizado de acordo com o estágio do tumor e as necessidades do paciente. A cirurgia geralmente é a primeira linha de tratamento para tumores cerebrais.

Referências:
Johns Hopkins
MedicineNet
« Voltar