Publicações

Data: 05 de fevereiro de 2021


Você pretende ser um(a) Médico(a) Neurocirurgião? Então, esteja preparado(a) para ser um dos primeiros a chegar ao hospital e um dos últimos a sair.

Há um longo caminho a percorrer para formação e a obtenção do Título de Especialista em Neurocirurgia.

📌Para se tornar um Médico(a) Neurocirurgião, é preciso muita dedicação aos estudos, às práticas clínica e cirúrgica, aos treinamentos nos laboratórios, além de resiliência mental e resistência física para enfrentar os constantes desafios, os diferentes níveis de estresse diário e os procedimentos cirúrgicos que podem durar muitas horas.

No Brasil, após o término dos 06 anos da Faculdade de Medicina, o médico que pretende se tornar neurocirurgião deve prestar um dos concursos públicos para ter acesso a uma das poucas vagas de um dos Programas de Residência Médica em Neurocirurgia, sendo esta geralmente uma das especialidades mais disputadas e com maiores notas de corte. 

Os programas de Residência Médica em Neurocirurgia no Brasil duram 05 anos, em período integral e com dedicação exclusiva, com imersão total na especialidade. 

Os Médicos Residentes recebem uma bolsa de estudos no valor mensal bruto de R$ 3330,43. 

A formação é feita nos chamados Serviços de Residência Médica em Neurocirurgia, que são credenciados, regulados e supervisionados pelo Ministério da Educação e pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia. 

O programa é de acesso direito - ou seja, não requer formação prévia em cirurgia geral ou em outra especialidade médica - e após o término do programa da residência, pode ainda haver 1 ou mais anos opcionais, caracterizando as subespecialidades da neurocirurgia.

Atualmente, por lei, os Médicos Residentes não podem passar mais que 60 horas semanais trabalhando, algo que até a poucos anos atrás facilmente ultrapassava as 80 horas semanais, contando os plantões noturnos e de fim de semana. 

O Médico Residente realiza majoritariamente trabalho supervisionado, atuando inicialmente como uma espécie de “trainee” realizando sob supervisão atividades clínicas (consultas ambulatoriais, visitas em enfermaria e leitos de unidade de terapia intensiva, avaliações de urgência no pronto-socorro e nos demais setores do hospital) e procedimentos cirúrgicos, que são o grande diferencial da especialidade. 

Também participam de aulas, cursos, seminários e de atividades de pesquisa, se aperfeiçoando progressivamente.

O Médico Residente em Neurocirurgia, como em todas as especialidades médicas, precisa estudar muito e geralmente passa por provas e avaliações internas em cada Serviço de Residência, além de ter que passar por uma avaliação ao final de cada período de um ano de Residência, por meio de prova teórica e prática, elaborada e aplicada pela Comissão de Ensino da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia. A entidade tem rigorosos critérios, com o objetivo de assegurar a formação de qualidade dos profissionais.

São necessários, portanto, no mínimo 11 anos para se tornar um Médico Neurocirurgião, sendo que existe um projeto para aumentar o tempo da Residência Médica para um mínimo de 07 anos, a exemplo do que já acontece nos Estados Unidos e em alguns países europeus. 

Após o término Residência Médica em Neurocirurgia o médico pode se inscrever no concurso público para a obtenção do Título de Especialista em Neurocirurgia, realizado anualmente pela da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia. 

👉Vale lembrar que a educação continuada é de extrema importância e um médico neurocirurgião deve sempre se atualizar.

É uma rotina dura, repleta de adversidades com provações físicas e emocionais difíceis, com plantões e noites em claro estudando, mas é um privilégio cuidar e ter a oportunidade de fazer a diferença na vida de cada paciente.

----------------------------
Dr. Marcos Perocco – Médico Neurocirurgião
CRM/SP 110883 RQE 31707
#drmarcosperocco
#neurocirurgia
#neurocirurgião
#mec
#sbn.neurocirurgia
#residênciamédica
« Voltar