Publicações

Conheça 3 doenças degenerativas da coluna

Data: 19 de setembro de 2022

👉 Você sabia que a coluna vertebral é composta por 33 vértebras, sendo 7 cervicais, 12 torácicas, 5 lombares, 5 sacrais e 4 coccígeas?

Os ossos garantem a estabilidade da coluna e, para manter a flexibilidade do nosso corpo, entre as vértebras há discos flexíveis que atuam como "almofadas".

A coluna está propensa a lesões e pode degenerar a partir de uma série de fatores como: predisposição genética, maus hábitos, traumas, sedentarismo, desgastes naturais, tabagismo, entre outros.

A manifestação das condições degenerativas da coluna pode variar, há casos em que o paciente apresenta sintomas e há casos em que não há nenhuma manifestação clínica. Quando os sinais ocorrem, normalmente incluem:
🔹 Dor nas costas ou no pescoço;
🔹 Dor, fraqueza, dormência ou formigamento nos braços e pernas;
🔹 Dor nas costas acompanhada de incontinência intestinal ou vesical;

Nos casos em que não é possível tratar de forma conservadora e há presença de dor refratária ou sintomas neurológicos, existe a necessidade de algum tipo de intervenção, geralmente cirúrgica. Normalmente, a técnica utilizada para tratamento é determinada de acordo com o tipo de doença degenerativa, o grau de comprometimento gerado por ela, a sua localização, a idade e o estado geral da saúde do paciente.

O objetivo geral das cirurgias é aliviar a dor, prevenir danos à medula espinhal e aos nervos espinais, além de melhorar a qualidade de vida do paciente, sempre que possível restabelecendo a saúde e o status funcional prévio ao aparecimento da patologia.

📌 Fonte: Columbia University - Irving Medical Center - Department of Neurosurgery 
« Voltar