Publicações
Conheça 3 formas de neurocirurgia
Data: 18 de abril de 2022🔹 Os neurocirurgiões estão em processo constante de conhecimento e em busca de tecnologias que possam facilitar o acesso ao cérebro e assegurar procedimentos mais eficientes, com a diminuição de riscos e também com menos dor no pós-operatório.
Separei 3 tipos de técnicas cirúrgicas minimamente invasivas para que vocês possam conhecer.
➡Neuroendoscopia: É uma cirurgia minimamente invasiva que permite o acesso a determinadas áreas do cérebro através de pequenos cortes com pouco ou nenhum dano a outras áreas do crânio, o que resulta em menores complicações, menos dores e cicatrizes.
A Neuroendoscopia pode ser recomendada para tratar determinados tumores, como: Tumores na base do crânio, hipófise, na região da pineal ou tumores ventriculares.
➡ Discectomia endoscópica: Trata-se de um procedimento minimamente invasivo para tratar a hérnia de disco que pode estar localizada na coluna lombar ou na cervical.
Um pequeno endoscópio é inserido através de uma mínima incisão na pele. Após a localização do tecido do disco lesionado, a remoção é realizada. Este procedimento permite que a cirurgia seja feita com maior segurança, sem afetar outros ossos, tecidos, ligamentos ou músculos, com menor sangramento e dor durante o pós-operátorio.
➡ Biópsia Cerebral Estereotáxica: É um procedimento que permite ao neurocirurgião diagnosticar determinadas lesões cerebrais. O procedimento envolve a remoção de um pequno pedaço de tecido do cérebro com amostras do couro cabeludo, vasos sanguíneos e dura-máter (membrana mais externa do cérebro).
Os equipamentos estereotáxicos permitem que o neurocirurgião mapeie o cérebro para localizar a área preferencial para a biópsia.
📌 Fonte: American Association of Neurological Surgeons