Publicações
Conheça 3 malformações cranianas
Data: 15 de agosto de 2022O crânio é formado por um conjunto de diversos ossos, sendo que a parte superior dele, onde fica o cérebro, é formada por oito ossos, compostos por dois ossos parietais (que formam a maior parte do lado superior e lateral do crânio), dois ossos temporais (que se localizam as orelhas), o frontal (que fica na testa), o occipital (onde está a nuca), o esfenoidal e o etmóide (na base do crânio).
Estes ossos se conectam por articulações fibrosas (chamadas suturas cranianas) e entre elas ficam as fontanelas (popularmente chamadas de “moleiras”).
Infelizmente, algumas crianças podem sofrer de uma malformação congênita do crânio conhecida tecnicamente por CRANIOSSINOSTOSE (também chamada de cranioestenose), que ocorre quando as articulações entre os ossos do crânio se fecham antes do que deveriam.
Existem 5⃣ formas diferentes para essa malformação, incluindo a trigocefalia e a plagiocefalia.
Em determinados casos, além do formato da cabeça ou face desenvolver deformidades, o crescimento restrito do crânio pode causar aumento da pressão sobre o cérebro e ocasionar sintomas como:
🔹Dores de cabeça;
🔹 Problemas visuais;
🔹 Atrasos no desenvolvimento neurológico.
A gravidade da condição depende de quais suturas se fecharam e da fase de desenvolvimento em que ocorreu esse fechamento, bem como se houve falha ou sucesso das outras suturas para permitir a expansão do cérebro.
Normalmente, o diagnóstico é realizado a partir do exame físico pelo médico, com análise manual em busca de sulcos de suturas, pontos moles e da observação da posição do pescoço e de deformidades faciais.
⚠ Quanto antes for feito o diagnóstico e realizado o tratamento, menores os impactos da doença na vida do paciente, tanto do ponto de vista estético quanto do ponto de vista de déficits do desenvolvimento neurológico, psíquico e dos movimentos.
👉 Além disso, o médico responsável também pode indicar a realização de exames complementares, como radiografias e da Tomografia Computadorizada do crânio. Estes exames auxiliam na confirmação do problema, na sua classificação e na orientação do procedimento cirúrgico ideal, já fornece informações mais precisas sobre as suturas fundidas e o estado do cérebro.
📌 Fonte: American Association of Neurological Surgeons