Publicações
Conheça 3 tratamentos para o tumor cerebral
Data: 10 de março de 2023🚩 Vou explicar brevemente cada uma das três opções possíveis de tratamento que trouxe na imagem. Me acompanhe... 👇
🔹 A craniotomia, também conhecida como cirurgia aberta, acontece através da abertura temporária de uma “janela” no crânio para permitir o acesso dos cirurgiões ao cérebro - a remoção da lesão é realizada com o auxílio de microscópio cirúrgico (que amplia várias vezes as imagens das estruturas intracranianas), utilizando-se instrumentos delicados, neuronavegação (espécie de “GPS” que utiliza o mapeamento do crânio e do cérebro com imagens de tomografia computadorizada e ressonância magnética pré operatórias, aliada a tecnologia de computadores para calcular a localização exata do tumor e das demais estruturas intracranianas) e da monitorização neurofisiológica intraoperatória (que em tempo real auxilia o neurocirurgião a verificar o estado das funções neurológicas, ampliando a margem de segurança para a remoção do tumor).
🔹 A neuroendoscopia é um procedimento no qual o neurocirurgião acessa a área cerebral de forma minimamente invasiva através de outras partes do corpo, como o nariz, ou ainda através de pequenos orifícios no crânio. Essas técnicas também permitem o uso de instrumentos delicados, neuronavegação e da monitorização neurofisiológica intraoperatória.
🔹 A Radiocirurgia Estereotáxica é indicada para lesões pequenas (abaixo de 3cm), em pacientes idosos ou com comorbidades que impeçam a realização da cirurgia com segurança, ou em regiões cerebrais profundas. Possui a vantagem de não ser invasiva e de poder ser feita em múltiplas lesões, como no caso de múltiplas metástases. Não é curativa, mas dispensa abertura do crânio, sendo realizada através de um equipamento especializado de radioterapia, capaz de focalizar dezenas de minúsculos feixes de radiação em um tumor, com precisão milimétrica. Embora cada feixe tenha pouco efeito sobre o tecido cerebral pelo qual passa, é possível que uma forte dose de radiação seja aplicada no local onde todos os feixes se encontram. A radiação irá causar a progressiva eliminação das células do tumor.
🔺 Vale lembrar que existem outras formas de tratamento e cada uma delas é avaliada e escolhida conforme as especificações das condições do paciente.
Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário! 👇
🖇 Compartilhe para que mais pessoas saibam!
🎯 Fonte: Johns Hopkins Medicine