Publicações

Conheça a estrutura cerebral

Data: 20 de julho de 2022

🧠O Cérebro é considerado pela ciência como uma das partes do corpo mais incríveis e misteriosas. 

Você conhece a estrutura cerebral? Me acompanhe, vou explicar.

Protegida dentro do crânio, a estrutura é composta pelo cérebro, cerebelo e tronco cerebral.

🔹 O cérebro é composto pelos hemisférios direito e esquerdo que desempenham funções como interpretar as informações recebidas pelos cinco sentidos: visão, olfato, tato, paladar e audição, além do raciocínio, as emoções, o aprendizado e o controle fino do movimento.

🔹 O Cerebelo está em uma área abaixo e atrás do cérebro, sua principal função é coordenar os movimentos musculares, manter a postura e o equilíbrio.

🔹 Já o tronco cerebral atua como um centro de retransmissão que conecta o cérebro e o cerebelo à medula espinhal. O tronco cerebral exerce as funções automáticas, como:
🚩 Respiração;
🚩 Frequência cardíaca;
🚩 Temperatura corporal, entre outros.

Há também em cada um dos hemisférios cerebrais fissuras distintas que dividem o cérebro em lobos, são eles: Frontal, Temporal, Parietal e Occipital. Cada lobo pode ser dividido mais uma vez, em áreas que cumprem funções específicas.

🔹 Lóbulo Frontal: responsável pela personalidade, comportamento, emoções, planejamento, resolução de problemas, fala, escrita, movimento do corpo, inteligência, concentração, autoconsciência;
🔹 Lobo Parietal: pode interpretar linguagem, palavras, sensação de toque, dor, temperatura sensorial, interpretar sinais de visão, audição, sensorial, percepção espacial, visual e memória;
🔹 Lobo Occipital: interpreta a visão, cores, luzes e movimentos;
🔹 Lobo Temporal: compreensão da linguagem, meditação, audição, sequenciamento e organização.

❗️Vale destacar existe uma relação complexa entre os lobos e os hemisférios direito e esquerdo, ou seja, eles não funcionam sozinhos.

🧠  Além disso, o cérebro tem cavidades ocas cheias de líquidos chamadas de ventrículos. Dentro das cavidades há uma estrutura chamada de plexo coróide que produz o Líquido Cefalorraquidiano (LCR) continuamente.

O LCR se move ao redor do cérebro e da medula espinhal para ajudar a amortecê-lo de lesões.

🎯 Fonte: Mayfield Brain e Spine
« Voltar