Publicações
Conheça as formas de tratamento para a Malformação Arteriovenosa Cerebral
Data: 08 de julho de 2022Agora que você já sabe que a Malformação Arteriovenosa cerebral afeta o fluxo sanguíneo e conhece os sintomas da condição, vamos entender quais são as formas de diagnóstico e conhecer os principais tratamentos.
👉 Geralmente, as MAV's são diagnosticadas através de uma combinação de exames que incluem imagens por meio da ressonância magnética e/ou tomografia computadorizada e o procedimento que utiliza cateteres e raio-X para observar a anatomia e a circulação nos vasos sanguíneos, conhecido como angiografia.
Além de diagnosticar, ambos os exames precisam ser repetidos para identificar mudanças no tamanho da MAV, sangramentos recentes ou surgimento de outras lesões.
Para determinar o modo de tratamento, os fatores observados e considerados são: localização da MAV, drenagem, tamanho, e as altas probabilidades de ruptura.
Normalmente, quando as Malformações não recebem o tratamento adequado, maiores são os riscos de rompimento que resultam em hemorragia intracerebral ou hemorragia subaracnoidea, que em grande parte dos pacientes é fatal, e geralmente causa sequelas neurológicas nos sobreviventes.
🧠 O sangramento de Malformações Arteriovenosas localizadas profundamente no interior do tecido nervoso (cerebral ou medular), geralmente causa danos neurológicos mais graves do que o sangramento de lesões localizadas nas meninges, na superfície do cérebro ou da medula espinhal.
Importante: Com o avanço na melhoria da imagem não invasiva, a proporção de pacientes diagnosticados com MAVs sem rompimento quase dobrou nas últimas três décadas.
🚩 O objetivo principal do tratamento da MAV cerebral é a prevenção de uma nova hemorragia, quando há rompimento, ou o controle das convulsões e estabilização de déficits neurológicos progressivos, causados pela compressão da MAV sobre o tecido normal, ou pelo “roubo” de sangue rico em oxigênio.
Dentre as opções estão diferentes técnicas que podem ser utilizadas individualmente ou em conjunto a depender do caso, como:
🔺 Microcirurgias: remoção imediata da Malformação Arteriovenosa cerebral;
🔺 Embolização Endovascular: uma substância é injetada para obstruir os vasos sanguíneos da MAV e eliminar o risco de sangramento;
🔺Radiocirurgia: tratamento radioterápico indicado para “murchar” a MAV com o passar do tempo, utilizado principalmente em casos que não são possíveis a realização das outras formas de tratamento.
👉O plano de tratamento deve ser realizado individualmente para cada caso de acordo com a localização e probabilidade de ruptura para reduzir os riscos de complicações e aumentar as chances de controlar a condição.
👉Muitas vezes ocorre uma combinação das técnicas de embolização, seguida da microcirurgia.
👨⚕️Consulte um neurocirurgião de confiança!
📌 Fonte: American Association of Neurological Surgeons (AANS)