Publicações

Conheça o procedimento cirúrgico da base do crânio

Data: 27 de julho de 2022 

Como conversamos no post anterior, a cirurgia da base do crânio é uma especialidade da neurocirurgia focada no tratamento de condições localizadas em regiões de difícil acesso no crânio e na transição crânio-cervical.

📌 As técnicas de acesso “keyhole” (em tradução livre, algo como olhando pelo buraco da fechadura) são utilizadas para tratar uma grande variedade de tumores do cérebro e da base do crânio através de aberturas menores e mais precisas, com o intuito de minimizar os danos colaterais ao couro cabeludo, musculatura e ligamentos, crânio, cérebro, vasos sanguíneos e nervos cranianos.

Entre as principais vantagens do procedimento estão: 👇
🔹 Incisões e aberturas ósseas menores;
🔹 Nenhuma incisão é realizada quando o procedimento é realizado pelas narinas (via endonasal);
🔹 Menor exposição das estruturas cerebrais;
🔹 Menor manipulação do cérebro;
🔹 Menor necessidade de medicamentos no pós operatório;
🔹 Menos dor;
🔹 Recuperação mais rápida;
🔹 mobilização e retorno às atividades normais mais precoce. 

Vale ressaltar que estes tipos de abordagens são altamente exigentes, requerem instrumentação especializada, treinamento extenso do cirurgião, além de experiência cirúrgica significativa.

Além disso, a técnica não é apropriada para todos os tipos de tumores, sendo que a técnica cirúrgica a ser utilizada irá depender das características da lesão e do paciente, sendo escolhida com base nestes e em outros critérios pelo neurocirurgião após uma avaliação completa.

🚩 Fonte: Pacific Neuroscience Institute / Pacific Brain and Tumor Center
« Voltar