Publicações

Conheça os principais sintomas da Hérnia de Disco

Data: 10 de março de 2022

A hérnia de disco acontece quando um dos discos, que servem como almofadas para os ossos da coluna, é desgastado e, como consequência, comprime os nervos que estão ao redor.
 
Os sintomas da condição variam de acordo com a posição e tamanho da hérnia de disco. Ela pode estar localizada na região lombar (coluna lombar) ou no pescoço (coluna cervical).
 
É comum que a hérnia de disco seja causada naturalmente, isso acontece porque o material que forma o disco se degenera com o passar do tempo, o que facilita a ruptura do disco.

Os fatores genéticos e história familiar de problemas na coluna estão muito relacionados ao aparecimento destas lesões.
 
🚩 No entanto, devido aos maus hábitos, que incluem a má postura, sedentarismo e tabagismo, os discos acabam evoluindo com uma degeneração acelerada e, dessa forma, um único episódio de trauma local ou movimentos repetidos em excesso podem desencadear a hérnia de disco.
 
Conheça os sintomas da condição:  

➡️  Coluna Lombar:
Dor;
Fraqueza;
Queimação;
Formigamento;
Dormência que irradia da nádega para a perna.

 ➡️  Coluna Cervical:
Dor que irradia do braço para a mão ou dedos;
Dormência ou formigamento no ombro ou braço;
Dor que aumenta com o movimento do pescoço.
 
Após constatar a hérnia de disco, normalmente, o primeiro tratamento indicado é o conservador. O paciente faz uso dos medicamentos prescritos, para aliviar e tratar os sintomas, muitas vezes também fazendo fisioterapia e acupuntura, além de ser orientado a mudança de hábitos, após um breve período de repouso.
 
🚨Quando ocorrem porém os sinais listados abaixo o tratamento cirúrgico pode ser necessário:
 
🔹 Dor intensa;
🔹 Dormência ou fraqueza;
🔹 Dificuldade em ficar de pé ou andar;
🔹 Perda do controle da bexiga ou do intestino.
 
📌  O tratamento cirúrgico a ser realizado é determinado pelo neurocirurgião de acordo com o as especificidades observadas em cada caso.
 
Na maioria dos casos, o neurocirurgião pode optar por remover apenas a parte afetada do disco, sendo que atualmente existem opções minimamente invasivas, como as cirurgias endoscópicas e outras, que propiciam uma recuperação muito mais rápida que as cirurgias convencionais.
 
🎯 Fonte: American Association of Neurological Surgeons
 
« Voltar