Publicações

Conheça os sintomas do tumor cerebral mais comuns

Data: 12 de maio de 2023


🧠Os Meningiomas são os tipos de tumores cerebrais mais comuns. Por isso, vamos conhecer seus principais sintomas e características. Me acompanhe...👇

Normalmente, os Meningiomas se originam das células das membranas (meninges) que recobrem o cérebro e a medula espinhal. Alguns desses tumores cerebrais podem ser encontrados ao longo do revestimento dural nos seios venosos do cérebro e na base do crânio – locais em que as células são mais abundantes. 

🔺A maioria dos Meningiomas são benignos, no entanto, podem crescer lentamente até atingirem um tamanho muito grande e tornarem-se gravemente incapacitantes e potencialmente fatais. 

É comum que durante o crescimento o Meningioma não cause sintomas perceptíveis, pois os sinais passam a se manifestar quando o tumor já apresenta um tamanho relativamente grande. 

Arraste para o lado e conheça as principais características do tumor que podem variar de acordo com o tamanho e localização. ➡️➡️➡️

Vamos entender como funciona o tratamento? Me acompanhe...👇

🔺A cirurgia normalmente é indicada para pacientes que possuem um tumor grande, que esteja crescendo em um ritmo mais acelerado ou que demonstram sintomas.

O procedimento é realizado através da craniotomia, técnica em que o neurocirurgião abre parte do crânio e consegue acesso total ao meningioma.

Atualmente existem várias tecnologias que facilitam a realização deste tipo de cirurgia, tornando-as mais rápidas e seguras, com recuperação mais rápida e menor tempo de internação.

A remoção completa depende especificamente da região em que o tumor está localizado, além da saúde geral do paciente. 

Em determinados casos, a remoção completa pode acarretar riscos significativos de morbidade/sequelas. Quando estes riscos são maiores que os potenciais benefícios da cirurgia, o neurocirurgião pode avaliar a complementação do tratamento com um tipo especifico de radioterapia.

Os Meningiomas possuem bordas definidas que permitem a remoção cirúrgica completa, o que aumenta as probabilidades de cura.

Compartilhe esse conteúdo para que mais pessoas saibam!

📌Fonte: AANS - American Association of Neurological Surgeons
 
« Voltar