Publicações

Dia Mundial de Combate à Meningite

Data: 24 de abril de 2022

Apesar da meningite viral ser mais comum, a meningite bacteriana geralmente é a mais grave. Existem diferentes tipos de bactérias que podem ocasionar a meningite, por isso, é importante saber qual está afetando as meninges para que seja possível indicar o tratamento correto.

Muitas vezes não é possível identificar o principal fator de risco, no entanto, algumas pessoas contraem a meningite bacteriana quando estão com sistema imunológico fraco, adoeceram recentemente ou manifestam uma lesão penetrante na cabeça. 
Os principais sintomas são:

🔹  Febre alta;
🔹  Convulsões;
🔹  Dores de cabeça;
🔹  Erupção na pele; 
🔹  Sensibilidade à luz;
🔹  Confusão mental e sonolência; 
🔹  Pescoço dolorido e rígido.

A meningite bacteriana costuma ser mais comum em crianças menores de um ano de idade, que podem apresentar manifestar os seguintes sintomas:

🚩 Irritabilidade;
🚩 Falta de apetite;
🚩 Choro frequente;
🚩 Inchaço da cabeça;
🚩 Vômitos e febre alta;
🚩 Convulsões.

O tratamento médico com início imediato é fundamental e pode salvar vidas. Normalmente, com a identificação do tipo de bactéria, antibióticos e corticosteroides são utilizados para ajudar a reduzir a inflamação e o inchaço e evitar danos cerebrais, paralisias ou acidente vascular cerebral.
Fique atento aos sinais e procure por ajuda!

🖇️  Compartilhe para que mais pessoas recebam informação e faça parte da campanha do Dia Mundial de Combate à Meningite.

📌   Fonte: Johns Hopkins Medicine
« Voltar