Publicações
Dia Nacional de Enfrentamento do Câncer Infantil
Data: 23 de novembro de 2020
Identificar o câncer em crianças é difícil, pois os sintomas podem ser os mesmos de muitas doenças da infância. No Dia Nacional de Enfrentamento ao Câncer Infantil, é importante expressar apoio às crianças e adolescentes afetados pela neoplasia, aos sobreviventes e familiares, além de alertar sobre os sintomas e queixas que precisam ser investigadas.
Os tipos de câncer mais comuns em crianças são leucemia (30%), tumores cerebrais e espinhais (26%) e linfomas (11%).
Quase 50% de todos os casos de câncer infantil ocorrem em crianças de 0 a 4 anos.
Estar ciente dos sinais e sintomas é fundamental para que o câncer seja identificado o quanto antes. Com o diagnóstico precoce, os tratamentos são mais bem-sucedidos e a cura acontece em 80% dos casos.
Os tumores cerebrais podem causar vários sintomas diferentes, incluindo dores de cabeça persistentes, tonturas, desequilíbrios ao andar, alterações visuais, convulsões e enjoo ao acordar pela manhã. Em bebês, as manifestações são irritabilidade, estrabismo, vômitos sem razão e aumento atípico do perímetro cefálico.
O tratamento e o prognóstico dependem do tipo de tumor, localização no cérebro, a idade e o estado de saúde geral do paciente pediátrico.