Publicações
Doutor, existe tratamento para dor no nervo ciático?
Data: 10 de fevereiro de 2023Sim, existe e o tratamento é possível na maioria dos casos. Quer entender mais sobre o assunto? Continue a leitura.
Normalmente, a dor ciática ocorre em decorrência de uma hérnia de disco ou um crescimento excessivo de um esporão ósseo – popularmente conhecido por “bico de papagaio”, por seu formato peculiar nas radiografias - que passa a pressionar o nervo e causa inflamação e dor lombar e irradiada ao membro inferior (glúteo, coxa, perna e pé), podendo ainda evoluir com dormência e perda de força, principalmente se não for tratado adequadamente.
A ciática pode ocorrer em qualquer lugar ao longo da via nervosa, especialmente da região lombar até a nádega e a parte posterior da coxa e da panturrilha, podendo chegar até o pé.
Os sintomas mais comuns são:
👉 Dor aguda, em “choque”, “fisgada” ou “queimação”;
👉 Pode ser desconfortável passar muito tempo sentado;
👉 Pode se intensificar dependendo da posição, do movimento ou do esforço;
👉 Pode piorar ao espirar, tossir, evacuar e até ao se virar na cama durante o sono.
Para casos mais simples o tratamento é geralmente conservador: através da medicação e fisioterapia a dor intensa pode desaparecer em algumas semanas. Posteriormente o paciente também deverá realizar correção de hábitos e posturas, além de exercícios físicos supervisionados com o objetivo de fortalecer a musculatura abdominal, dorsal e lombar, de modo a estabilizar a coluna vertebral.
Quando o paciente apresenta dor intensa que não melhora com medicamentos, ou mesmo quando apresenta fraqueza ao membro inferior, perda de controle dos esfíncteres anal (com perda de fezes) ou vesical (da bexiga, com perda de urina), ou apresenta persistência dos sintomas mesmo com tratamento por mais de 04 semanas, ou se as crises costumam se repetir mais de três vezes em um período de até 12 meses, a cirurgia pode ser uma opção.
O procedimento pode ser indicado com o objetivo de remover o esporão ósseo ou a parte do disco herniado responsável por pressionar o nervo.
Compartilhe essa informação para que mais pessoas saibam quando procurar ajuda!
📌 Fonte: Mayo Clinic