Publicações

Dr., qual é o tratamento cirúrgico para Mielomeningocele?

Data: 27 de junho de 2022

A Mielomeningocele, também conhecida como espinha bífida aberta, é uma malformação congênita da coluna vertebral da criança em que as meninges, a medula e as raízes nervosas formam uma 'bolsa' e ficam expostas.  

A espinha bífida aberta é o tipo mais grave da condição e, na maioria dos casos, o tratamento cirúrgico pode ser feito logo após o nascimento.  

📌 O diagnóstico da condição pode ser feito durante a gravidez a partir dos exames de pré-natal. Apesar de identificar as possibilidades, em determinados casos, mães que testam positivo podem ter bebês sem a espinha bífida.  

Quando a malformação é diagnosticada e confirmada, o bebê pode ser submetido à cirurgia ainda nas primeiras 48 horas de vida.  

🔹 O procedimento cirúrgico precoce auxilia na diminuição das chances de infecções associadas aos nervos expostos e na proteção da medula espinhal. 
 
Durante a cirurgia, o neurocirurgião coloca para dentro do corpo do bebê a medula espinhal e o tecido exposto e utiliza os músculos e a pele para fechar a abertura.  

👉 Além disso, o neurocirurgião pode adicionar uma válvula de derivação - dispositivo que alivia a pressão cerebral - no cérebro da criança para controlar a hidrocefalia.  

Ficou com dúvidas? Deixe um comentário, será um prazer responder 👇

🚩 Fonte: Sociedade Brasileira de Neurocirurgia Pediátrica / Mayo Clinic

 
« Voltar