Publicações
Entenda como funciona o Termômetro infravermelho
Um amigo me enviou esse meme e questionou sobre sua veracidade!
Primeiro, vamos entender como é o mecanismo do dispositivo que tem sido utilizado para aferir a temperatura das pessoas nos estabelecimentos comerciais.
Esse termômetro capta a emissão de ondas de infravermelho pelo corpo e interpreta a temperatura corporal através delas. O uso do laser é só para mirar e mostrar que está funcionando, mas um laser dessa intensidade não penetra a pele, que dirá o crânio ou cérebro.
A outra figura corresponde a um aparelho de estereotaxia (já fiz um post sobre esse tema) que serve para fazer biópsias cerebrais com técnicas minimamente invasiva. No entanto, ele não é utilizado para biópsia de pineal porque a glândula pineal é muito profunda e principalmente porque tem vasos sanguíneos importantes ao redor dela. E é muito arriscado!
Em 2016, em conjunto com alguns colegas na Universidade de Harvard nos Estados Unidos, escrevi um artigo sobre técnica de acesso minimamente invasivo à pineal com uso de endoscópio neurocirúrgico. Ao estudarmos essa região, percebemos que é IMPOSSÍVEL um dispositivo como o termômetro conseguir atingir uma área tão profunda do cérebro.
Portanto, é importante que todos saibam que o Termômetro infravermelho é eficaz para aferir a temperatura, mas é INÓCUO AO CÉREBRO E À GLÂNDULA PINEAL!
ATENÇÃO: O dispositivo pode oferecer risco à saúde caso o laser seja apontado para os olhos, podendo causar lesões na retina, da mesma maneira que ocorre com os apontadores e "canetas" laser.
Compartilhe esta informação para que mais pessoas fiquem informadas!