Publicações

Entenda como se forma um tumor cerebral

Data: 05 de setembro de 2022

🧠 O tumor cerebral, conhecido como tumor intracraniano, é uma massa de células anormais que cresce e se multiplica descontroladamente.

A massa pode se desenvolver em qualquer parte do cérebro ou do crânio, incluindo seus revestimentos protetores (as meninges), a base do crânio - parte inferior do crânio, por onde entram e saem veias e artérias que, respectivamente, drenam e irrigam o cérebro, além dos nervos cranianos e medula espinhal), no tronco cerebral, nos seios da face, na cavidade nasal, entre outras áreas.

🔍 De acordo com a Associação Americana de Neurocirurgiões (AANS – sigla em inglês), mais de 150 tumores intracranianos diferentes foram documentados e são divididos entre dois grupos, denominados de tumores primários e tumores metastáticos:
🔹 O tumor cerebral primário se forma a partir de uma célula cerebral, meníngea ou craniana anormal e cresce naquela área;
🔹 O tumor cerebral metastático começa como um câncer em outra parte do corpo, ou seja, ele é um tumor secundário que se espalha para o cérebro, onde forma uma nova lesão.

Além disso, eles podem ser definidos como benignos, malignos e pré-maligno. Vamos entender...
🔺 Tumor benigno: É um tumor não cancerígeno e raramente fatal, desde que o paciente receba tratamento precoce e adequado. Normalmente, só recebe tratamento quando pressiona outras partes da área cerebral que podem oferecer risco ao paciente.
🔺 Tumor maligno: Também conhecido como Câncer, pode se espalhar para tecidos próximos, glândulas e outras partes do corpo. Tumores malignos podem voltar após o tratamento cirúrgico(recorrência do câncer), muitas vezes necessitando de tratamentos complementares/adjuvantes, como quimioterapia, radioterapia e imunoterapia.
🔺 Tumor Pré-maligno: Esse tipo de tumor não canceroso pode evoluir, se tornando um Câncer, se não for tratado precocemente e de forma adequada.

Os médicos e pesquisadores ainda não identificaram o motivo principal para que algumas células se transformem em células tumorais, no entanto, sabe-se que algumas são influenciadas por fatores genéticos, outras pelo ambiente/fatores externos, ou por ambos. 

Conheça os fatores potenciais que podem ocasionar o tumor cerebral: 

🔹 Determinadas condições genéticas que predispõem a pessoa à superprodução de células anormais; 
🔹 Cânceres que se espalham de outras partes do corpo (metastáticos);
🔹 Exposição a alguma forma de radiação.

Conseguiu entender como os tumores surgem e como são denominados? Acompanhe nosso perfil para mais informações!

🚩 Fonte: Associação Americana de Neurocirurgiões / Cleveland Clinic / Johns Hopkins Medicine
« Voltar