Publicações

Entenda na prática: Aneurisma Cerebral

Data: 21 de março de 2022 

Hoje você vai conhecer um caso de aneurisma cerebral e entender a condição na prática👇

Uma paciente de aproximadamente, 56 anos, passou a investigar com o seu médico as possíveis causas das suas alterações de memória e enxaquecas constantes. 

🔍  Em um dos exames de imagem do crânio, mais especificamente a ressonância magnética, foi constatado uma pequena dilatação anormal em uma artéria do cérebro, ou seja, um aneurisma cerebral. 

O aneurisma estava localizado em uma artéria da base do cérebro (dentro do crânio), em uma área chamada espaço subaracnóide e tinha cerca de 5mm. 

✅  Após uma série de análises da saúde geral da paciente e ser confirmado o risco de rompimento do aneurisma, ela foi encaminhada para a cirurgia de clipagem.

O procedimento foi realizado através de uma abertura no crânio (craniotomia), no qual o neurocirurgião acessa o cérebro e os vasos sanguíneos, utilizando um microscópio cirúrgico que amplia várias vezes a sua visão, além de delicados instrumentos cirúrgicos, para dissecar a região do aneurisma cerebral e ter acesso a ele e aos vasos sanguíneos que o circundam. O aneurisma cerebral foi cuidadosamente separado do tecido cerebral e inicia-se o método de "clipagem".

📌  Um pequeno clipe de titânio com um mecanismo de mola foi colocado ao redor da base do aneurisma, proporcionando o fechamento da comunicação entre o aneurisma e o vaso sanguíneo de onde ele se origina, interrompendo o fluxo de sangue para o seu interior.

Apesar de ser um procedimento invasivo e tecnicamente desafiador para o médico neurocirurgião, a paciente demonstrou uma boa recuperação. 

🚩  Este foi um caso de sucesso! 
« Voltar