Publicações

Data: 14 de fevereiro de 2022 

Hoje você vai conhecer um caso de Meningioma e entender o tumor na prática. 👇
 
Uma paciente de, aproximadamente, 67 anos, estava apresentando sintomas, como: fortes dores de cabeça, convulsões e visão turva. Ela também possuía um histórico familiar de alterações genéticas que levaram à manifestação de tumores.
 
🚩 Após um aumento progressivo dos sintomas, a senhora foi submetida a uma avaliação neurológica completa seguida por exames radiológicos de imagem, nos quais foi identificado a presença de um meningioma.
 
🔍 De acordo com pesquisas da Johns Hopkins Medicine, o meningioma é o tumor intracraniano mais comum, sendo responsável por cerca de 30% dos tumores cerebrais.
 
O meningioma se origina na aracnoide, uma membrana que compõe o coletivo de meninges formado por outras duas camadas: dura-máter e pia-máter, responsáveis por circundar o cérebro e a medula espinhal de forma protetora.
 
👉 Após a análise do caso específico, o procedimento cirúrgico foi o tratamento indicado para a paciente.
 
O objetivo do tratamento foi remover o meningioma completamente. Durante o procedimento, uma abertura foi feita no crânio para garantir acesso a lesão.
 
🔺 Como o tumor possuía uma borda definida, foi possível remover inteiramente as fibras que o prendiam às meninges e aos ossos, preservando as funções neurológicas da paciente.  
 
✅  Este foi um caso de sucesso!
 
« Voltar