Publicações
Entenda o que são as infecções intracranianas
Data: 30 de junho de 2023Normalmente, as infecções ocorrem através de um processo inflamatório infeccioso no Cérebro que também pode ser chamado de Abscesso Cerebral.
Os Abscessos Cerebrais começam como uma inflamação localizada, conhecida como cerebrite, que, quando não tratada, pode evoluir para a formação de coleções encapsuladas de pus, células inflamatórias e células do tecido cerebral mortas que podem ser causadas por inúmeros microrganismos diferentes, como fungos e bactérias.
Existem duas classificações baseadas na forma como as infecções podem invadir o Cérebro. São elas:👇
📌Diretas/por contiguidade: Podem ocorrer de forma direta quando as infecções ocorrem fora do Cérebro, porém se propagam a partir de áreas próximas, direto para o Cérebro, como por exemplo: otites, sinusites, abscessos dentários, traumas de crânio abertos (ferimentos por arma de fogo), cirurgias neurológicas e etc.
📌Hematogênicas: Se propagam através do sangue a partir de infecções em outras regiões do corpo, invadindo o Cérebro.
Uma série de microrganismos podem ser responsáveis por ocasionar os Abscessos Cerebrais. Os mais comuns diferem de acordo com o local da infecção primária e muitas vezes não é possível isolar o microrganismo causador da infecção.
O tratamento das infecções na base do crânio ou cerebral geralmente requer uma combinação de antibióticos e drenagem cirúrgica.
👉 O médico neurocirurgião realiza o diagnóstico e decide as formas de aspiração ou drenagem cirúrgica que podem ser necessárias para o tratamento.
Em determinados casos, a cirurgia também pode ser utilizada como uma alternativa para rastrear e entender a infecção.
📌Fonte: Hospital Israelita Albert Einstein