Publicações
Entenda o que são os tumores ventriculares
Data: 24 de dezembro de 2022🧠 Os ventrículos são cavidades - regiões ocas – normalmente presentes dentro do cérebro, preenchidas apenas com o líquido cefalorraquidiano. Este líquido possui a função de envolver e amortecer o cérebro e a medula espinhal.
🚩 Os tumores ventriculares, também conhecidos como intraventriculares, são localizados nessas cavidades e podem surgir a partir de uma variedade de células que, normalmente, obstruem o fluxo do líquido cefalorraquidiano, ocasionam o acúmulo e, consequentemente, a pressão no crânio, podendo inclusive causar Hidrocefalia Obstrutiva (acumulo do líquido cefalorraquidiano, encarcerado em um ou mais ventrículos).
👉 Os sinais e sintomas podem variar dependendo do tamanho, localização, velocidade de crescimento do tumor e existência de Hidrocefalia Obstrutiva associada.
👉 Apesar dos sinais e sintomas variarem de acordo com as características do tumor, é possível destacar as manifestações mais comuns:
🔹 Dor de cabeça;
🔹 Confusão mental;
🔹 Problemas de fala;
🔹 Alterações na visão;
🔹 Mudanças de personalidade;
🔹 Fraqueza nos brações e/ou pernas;
🔹 Dificuldades para andar;
🔹 Dificuldades de coordenação;
🔹 Sonolência Intensa;
🔹 Convulsões;
🔹 Coma.
⚠️Estas lesões são geralmente identificadas e diagnosticadas a partir de exames de imagem, como tomografia computadorizada e Ressonância Magnética, mas quase sempre irão necessitar de cirurgia, ao menos para realização de uma biópsia, para confirmação do tipo exato do tumor presente, para definição do melhor tratamento a ser realizado, podendo ser necessárias radioterapia e quimioterapia.
⚠️ Atualmente, na maioria dos casos, utilizamos cirurgias endoscópicas, que são métodos minimamente invasivos, para realizar as abordagens destes tumores.
📌 Fonte: AANS/Life Changing Medicine