Publicações

Entenda qual a relação entre obesidade e dor nas costas

Data: 04 de março de 2022 

Em alusão ao Dia Mundial da Obesidade, quero destacar a relação entre as doenças da coluna e o sobrepeso, além de apoiar o combate à obesidade. 

🔍  No Brasil, segundo dados da Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), a obesidade atinge cerca de 19,8% da população e esse número é ainda mais alto quando analisamos o cenário global. 

🔍  De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a estimativa é de que, em 2025, cerca de 700 milhões de pessoas serão acometidas pela condição. 

🚨  A obesidade é um fator de risco para inúmeras doenças, como, hipertensão arterial, diabetes, doenças cardiovasculares, Acidente Vascular Cerebral, entre outras. 

Estar acima do peso também pode aumentar os riscos de lesões na coluna vertebral. A obesidade é capaz de alterar o eixo da coluna e muitas vezes pode ocasionar aumento da pressão sobre os discos, compressão muscular, de ligamentos e tendões e, assim, motivar o desenvolvimento de condições, como: 👇

🔹 Hérnia de disco;
🔹 Osteoporose;
🔹 Dor lombar; 
🔹 Entre outros. 

📢  Em casos de obesidade ou sobrepeso, o tratamento costuma ser orientado por uma equipe multidisciplinar que indicará, inicialmente, as mudanças de hábitos, desde uma alimentação saudável até a prática de exercícios físicos. 

✅ A neurocirurgia pode ser indicada em casos mais graves, no qual a perda de peso e o tratamento conservador não são suficientes para melhorar os principais sintomas decorrentes de problemas na coluna secundários a obesidade. 

🎯 Fonte: Mayo Clinic / Johns Hopkins Medicine
« Voltar