Publicações
Entenda quando a cirurgia da base do crânio é indicada
Data: 25 de Julho de 2022🧠 A cirurgia da base do crânio é uma subespecialidade da Neurocirurgia focada no tratamento de condições localizadas em regiões de difícil acesso no crânio e na transição crânio-cervical.
De forma a incluir áreas como a superfície inferior do cérebro, nervos e vasos importantes que saem do cérebro para apoiar os sentidos como a visão, o olfato e a audição.
Normalmente, a cirurgia é indicada para pacientes que apresentam:
🔺 Tumores na base do crânio, como por exemplo: Meningiomas, Adenomas Hipofisários, Craniofaringiomas, Schwannomas, Cordomas, Condrossarcomas, Cistos Epidermoides, Estesioneuroblastomas, Angioneurofibromas e Paragangliomas;
🔺 Tumores malignos com origem na face que se estendem para as regiões da base do crânio;
🔺 Metástases Cerebrais - tumores que se originam em outros órgãos e se alastram através da circulação sanguínea;
🔺 Aneurismas Cerebrais.
👉 Estas condições podem apresentar sintomas específicos que podem influenciar as funções do corpo e ocasionar: problemas de equilíbrio, distúrbios hormonais, dormência facial, entre outros.
É comum que os tumores encontrados na base do crânio sejam benignos, no entanto, são de difícil acesso e de ressecção cirúrgica complexa.
📌] O maior desafio do tratamento é atingir as áreas sem lesar o cérebro e os nervos cranianos. O objetivo do procedimento cirúrgico é acessar a condição com o menor impacto possível no cérebro.
Fonte: American Academy Of Otolaryngology - Head and Neck Surgery