Publicações
Data: 16 de junho de 2021
𝘌𝘱𝘦𝘯𝘥𝘪𝘮𝘰𝘮𝘢 é um tumor raro de origem nas células gliais, que formam a estrutura do sistema nervoso central, podendo ocorrer no cérebro e na medula espinhal. Pode atingir qualquer faixa etária, mas a incidência é maior entre as crianças menores de 10 anos. Se o seu filho foi diagnosticado com essa condição, é importante informar-se sobre este tipo de tumor.
➡Cerca de 90% dos ependimomas em crianças estão localizados no cérebro, e geralmente, esses pacientes apresentam hidrocefalia. Em adultos, a maioria se forma na coluna vertebral, causando dores nas costas, dor e formigamento nas pernas.
Pais, fiquem atentos aos seguintes sintomas:
🔹náuseas e vômitos (mais frequentes pela manhã)
🔹energia baixa
🔹dificuldade para andar
🔹dor de pescoço
🔹dores de cabeça
🔹visão turva ou perda de visão
🔹movimentos espasmódicos dos olhos
🔹ataques e convulsões
🔹formigamento, dormência ou fraqueza nos membros
🚩Bebês com ependimoma podem apresentar irritabilidade e ter dificuldade para dormir, e a cabeça pode crescer irregularmente.
🚩As crianças também podem se desenvolver mais lentamente do que o esperado, tanto física quanto mentalmente.
É válido destacar que as crianças com tumores no cérebro exigem cuidados especiais, porque elas ainda estão em desenvolvimento.
►No caso dos tumores medulares o quadro clínico costuma ser caracterizado por dor persistente na coluna e principalmente perda progressiva da força e da sensibilidade abaixo da lesão, podendo ainda causar perda de controle da bexiga e das fezes.
➡O tratamento destes tumores, seja no cérebro ou na medula, envolve a sua remoção cirúrgica seguida de radioterapia e/ou quimioterapia para remover todas as células cancerosas remanescentes. No entanto, a escolha da técnica dependerá do tipo, tamanho e localização do tumor, idade da paciente e sua saúde em geral.
➡O paciente deve receber acompanhamento do neurocirurgião para monitorar quaisquer mudanças que ocorram, e assim realizar as alterações necessárias no tratamento.
►Descobrir que você ou seu filho tem câncer pode ser devastador e um grande desafio para toda família. Portanto, busque informações confiáveis e apoio para lidar com os sentimentos.
𝐑𝐞𝐟𝐞𝐫ê𝐧𝐜𝐢𝐚𝐬:
Johns Hopkins University e Mayo Clinic