Publicações

Escoliose

Data: 07 de abril de 2023

A escoliose é uma deformidade espinhal caracterizada por uma curvatura anormal ou lateral da coluna vertebral, que esteticamente pode se assemelhar às letras S ou C.
A condição pode ser classificada como:
👉  Escoliose Idiopática: Este tipo não possui uma causa identificável e específica. Além disso, é a forma mais comum;
👉  Escoliose Congênita: Resulta da malformação embriológica de uma ou mais vértebras e pode ocorrer em qualquer local da coluna. Normalmente, é detectada durante a primeira infância;
👉  Escoliose Neuromuscular: É considerada uma condição secundária a doenças neurológicas ou musculares, como: paralisia cerebral, trauma da medula espinhal, atrofia muscular espinhal, entre outras.
👉 Hipercifose Torácica ou Doença de Scheuermann - doença rara, que manifesta-se na adolescência, sendo relativamente mais comum entre os meninos. É uma osteocondrose, ou seja, um desarranjo não infeccioso e não inflamatório do crescimento ósseo em vários centros de ossificação.

⚠ Apesar de parecer uma condição simples, a curvatura pode provocar dores, espasmos musculares, falta de ar e alterações na aparência física.

Além disso, em determinados casos, há possibilidade de surgirem problemas na funcionalidade dos órgãos do corpo, como coração e pulmões.
O tratamento cirúrgico pode ser feito nos casos de escoliose grave, quando o ângulo do desvio é maior do que 50 graus. Outros fatores também são considerados para a indicação cirúrgica, como:
🔹  Compressão medular
🔹  Compressão das raízes nervosas que vão para as pernas
🔹  Compressão da cauda equina
🔹  Progressão rápida do desvio

❓ Ficou com alguma dúvida? Entre em contato, estou à disposição.
🖇  Compartilhe para que mais pessoas saibam!
 
« Voltar