Publicações
Data: 22 de janeiro de 2021
A espinha bífida é um defeito de nascença em que a criança apresenta problemas de formação da coluna, que também podem atingir o sistema nervoso, acometendo as meninges, os nervos raquidianos e até mesmo a medula espinhal, podendo formar uma espécie de bolsa nas costas.
Neste post, vamos falar sobre os dois principais tipos de malformações congênitas decorrentes desse distúrbio: Mielomeningocele e Meningocele!
Entenda as características e as diferenças entre as duas condições.
🔹Mielomeningocele é uma forma mais profunda e grave de espinha bífida, responsável por cerca de 75% de todos os casos. Presente apenas ao longo da medula espinhal, a patologia é identificada quando a bolsa exposta contém as meninges, medula espinhal e as raízes nervosas. Geralmente, os bebês com esse defeito têm problemas de desenvolvimento no medulares e consequente déficits neurológicos, podendo também estar acompanhados por outros distúrbios decorrentes do fechamento incompleto do tubo neural. Quando a parte inferior da medula espinhal é atingida, pode haver disfunção do intestino e da bexiga, enquanto os casos mais graves podem resultar em paralisia total das pernas, além dos problemas já mencionados.
🔹Meningocele pode ocorrer em qualquer lugar ao longo da coluna vertebral, podendo também ocorrer no crânio. Ela é caracterizada pela formação de um saco cheio de líquido que envolve a medula espinhal que se forma fora do corpo, na região da coluna. É mais rara e se desenvolve com mais frequência na linha média posterior do crânio e da área lombossacral.
Em ambos os casos, o tratamento é a correção cirúrgica - um procedimento considerado uma emergência médica.
Normalmente, a cirurgia é frequentemente concluída nas primeiras 48 horas de vida do bebê. Em determinadas situações, a cirurgia pré-natal – feita enquanto o bebê ainda está no útero – pode ser indicada.
𝐋𝐞𝐦𝐛𝐫𝐞𝐭𝐞: não é possível prevenir totalmente a espinha bífida, no entanto, o uso de ácido fólico antes e durante a gestação pode evitar esse defeito no tubo neural. Se você tem a intenção de engravidar ou descobriu a gravidez recentemente, converse com um obstetra e inicie o pré-natal o quanto antes.