Publicações

Existe alteração cerebral após a Covid-19?

Data: 13 de abril de 2022

A pesquisa "SARS-CoV-2 is associated with changes in brain structure in UK Biobank" divulgada na Revista Nature constatou que a Covid-19 pode provocar alterações cerebrais até mesmo em casos leves.

🧠   O estudo revela que os cérebros que tiveram contato com a o vírus Covid19 tiveram maior perda de massa cinzenta, anormalidades no tecido do órgão, maior alteração e danos em regiões funcionalmente conectadas ao córtex olfativo primário e maior redução no tamanho global do cérebro em comparação com aqueles que não tiveram a doença.

No entanto, ainda não há evidências sobre o impacto destas alterações e quais doenças cerebrais podem ser ocasionadas por estas alterações.

👉  Em entrevista para o veículo de comunicação CNN Brasil, a principal autora do estudo, Gwenaëlle Douaud, professora associada de neurociências da Universidade de Oxford, ressaltou: “Como as mudanças anormais que vemos nos cérebros dos participantes infectados podem estar parcialmente relacionadas à perda do olfato, é possível que recuperá-lo possa fazer com que essas anormalidades cerebrais se tornem menos acentuadas ao longo do tempo. Da mesma forma, é provável que os efeitos nocivos do vírus (seja direto ou indireto via reações inflamatórias ou imunológicas) diminuam ao longo do tempo após a infecção. A melhor maneira de descobrir seria examinar esses participantes novamente em um ou dois anos”.  

📌  Fonte: CNN Brasil / Revista Nature
« Voltar