Publicações

Existe relação entre problemas na coluna cervical e dor de cabeça?

Data: 11 de março de 2022

🔍  Segundo a Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBCe), no Brasil, cerca de 140 milhões de pessoas convivem com dores de cabeça. Existem diferentes tipos de cefaleia, cada uma apresenta o seu fator de causa e, sim, existe a possibilidade de uma cefaleia ser ocasionada por problemas na coluna vertebral.
 
A cefaleia cervicogênica é um exemplo. Me acompanhe, vou explicar. 👇
 
A condição ocorre quando a dor parte de uma região específica do pescoço até a cabeça.
 
👉  A cefaleia cervicogênica é considerada secundária porque acontece devido a uma condição física ou neurológica que já existe. Esta forma de dor de cabeça pode ser causada por um trauma, como fraturas ou lesão cervical ou condições médicas subjacentes, como hérnias de disco, osteoartrite, artrite reumatoide, câncer ou infecção.
 
Normalmente, é uma dor constante que acomete apenas um lado do pescoço, da cabeça e/ ou rosto, costuma ser parecida com enxaquecas e pode piorar com o tempo.
 
As características mais comuns das dores são:
 
🔹 Dor que afeta o mesmo lado do pescoço e da cabeça, em casos incomuns pode afetar ambos os lados;
🔹 Dor originada na parte de trás do pescoço e irradia para a testa, área ao redor dos olhos, têmporas e orelha;
🔹 Dor de cabeça que se estende para o ombro e braço do lado afetado;
🔹 Flexibilidade reduzida do pescoço (torcicolos).
 
🚨  Apesar de ter como fonte um problema localizado na coluna cervical, não é comum que o paciente sinta dor especificamente na coluna, o que dificulta o diagnóstico da condição. 
 
Para indicar um tratamento eficaz, é necessário identificar a fonte principal de causa da dor e a localização do nervo correspondente.
 
👉  A recomendação inicial é a avaliação de um médico neurocirurgião, que a depender da causa do problema poderá indicar realização de exercícios e fisioterapia para melhorar a postura do paciente além do tratamento medicamentoso.
 
Em determinados casos, o bloqueio facetário pode ser considerado, este tratamento é realizado através de uma injeção direcionada ao nervo que está ocasionando a dor.
 
Eventualmente, a depender da causa do problema, pode ser necessário a realização de procedimentos cirúrgicos para o seu tratamento adequado. 
 
📌  Fonte: Spine Health

 
 
« Voltar