Publicações
Fatos sobre hematomas subdurais crônicos
Data: 16 de março de 2022Lesões na cabeça causadas por um acidente de carro, uma atividade esportiva de impacto ou até mesmo por uma queda podem provocar um hematoma subdural, que pode ser classificado de diferentes formas, como:
🔹 Hematoma subdural agudo: a pressão no cérebro causada pela hemorragia aumenta rapidamente à medida que o sangue se acumula. Os sintomas são graves e se manifestam em minutos ou horas após a lesão. Esta é a forma mais perigosa, além de ocasionar a perda de consciência, pode levar à morte.
🔹 Hematoma subdural subagudo: normalmente ocorre após uma concussão, sendo mais comum em jovens e atletas de esportes de impacto. Nestes casos, os sintomas aparecem horas, dias ou semanas após a lesão na cabeça.
🔹 Hematoma subdural crônico: conforme o corpo envelhece, o cérebro encolhe dentro do crânio e o espaço entre eles aumenta. Isso torna as pequenas veias das meninges mais propensas a "rasgar" com um simples movimento brusco mais intenso, ou mesmo um pequeno ferimento na cabeça. Este é o hematoma subdural mais comum em pessoas idosas e também nos que fazem uso de medicamentos anticoagulantes. Por se desenvolver lentamente, o hematoma pode ser confundido com outras condições, como um tumor cerebral ou um acidente vascular cerebral.
👉 Para identificar a condição é necessário realizar um exame neurológico completo incluindo a tomografia computadorizada ou uma ressonância magnética do crânio.
🧠 Cérebros mais velhos não se recuperam tão rapidamente dos hematomas, o que aumenta os riscos de sangramento repetido e novas hemorragias.
O tratamento ideal é indicado de acordo com cada condição. Em determinados casos, pequenas aberturas podem ser feitas no crânio para permitir que o sangue seja drenado e eliminar a pressão cerebral.
🔹 Já nos casos em que a hemorragia é grande e existe um acúmulo de sangue espesso, a neurocirurgia indicada pode ser a craniotomia, na qual o neurocirurgião irá remover temporariamente uma pequena parte do crânio para retirar o acúmulo de sangue.
🚨 Os sintomas destes hematomas podem incluir:
🔹 Dor de cabeça intensa;
🔹 Confusão mental;
🔹 Tontura;
🔹 Fraqueza em um lado do corpo;
🔹 Sonolência excessiva ou insônia;
🔹 Distúrbio súbitos de personalidade e da afetividade (irritabilidade fácil, depressão súbita, ansiedade intensa e comportamento explosivo que não eram normais ao paciente antes do TCE).
🎯 Fonte: Cleveland Clinic / Health Line