Publicações

Filme: Dois Corações

Data: 23 de junho de 2023

⚠️Atenção: Este post contém spoiler.

Recentemente, a @netflixbrasil lançou um filme de drama com romance inspirado em uma história real.

🎥O longa-metragem traz a reviravolta do destino dos jovens Chris Gregory e Sam Peters. Chris tem 19 anos e leva uma vida normal e ativa, quando conhece Sam e criam um laço amoroso. 

Durante o filme, ainda jovem, Chris sofre um Acidente Vascular Cerebral (AVC) ocasionado por ruptura de uma Malformação Arterial no Cérebro, o que o leva à morte.

 🧠 Apesar do trágico fim do personagem, a história traça um caminho surpreendente e apresenta um desfecho emocionante com diversos temas que valem a discussão e reflexão, como: a importância do check-up neurológico independentemente da idade para prevenir condições cerebrais graves e a doação de órgãos no fim da vida.

👉 De acordo com o portal de Transparência do Registro Civil, mantido pela ARPEN Brasil (Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais), o número de óbitos por AVC no Brasil foi de 101.965 em 2019 e de 102.812 em 2020. 

⚠️O AVC, de acordo com este mesmo banco de dados, já levou a óbito no ano de 2022, de 1º de janeiro até 13 de outubro, 87.518 brasileiros. O número equivale à média de 12 óbitos por hora, ou 307 vítimas fatais por dia, tornando o AVC novamente a principal causa de morte no país. No mesmo período, o infarto, por exemplo, vitimou 81.987 pessoas, e a Covid-19, 59.165 cidadãos.

🚨 É fundamental lembrar que a maioria dos casos de AVC poderiam ser evitados, através do controle da pressão alta, dos níveis de colesterol e triglicérides, da cessação do tabagismo e com o diagnóstico precoce (antes do rompimento) de Aneurismas Cerebrais e Malformações Arteriovenosas Cerebrais.                                                        

👉 Como já dito aqui em posts anteriores, o diagnóstico precoce de Aneurismas Cerebrais e Malformações Arteriovenosas Cerebrais pode ser feito através de exames de imagem não invasivos, como tomografias computadorizadas e ressonâncias magnéticas de crânio com fase contrastada, sendo que nestes casos o tratamento é infinitamente mais seguro e eficaz do que após uma hemorragia cerebral.


Fontes: NetFlix/Sociedade Brasileira de AVC

🖇️ Compartilhe para que mais pessoas conheçam o filme! 
Dr. Marcos Perocco – Neurocirurgião
CRM/SP 110883 RQE 31707


@sbn.neurocirurgia @abnc.neurocirurgia @abneuro @socbrasileiraavc
« Voltar