Publicações

Data: 26 de abril de 2021

Uma fratura de crânio é um traumatismo cranioencefálico em que há uma quebra no osso do crânio. Lesões graves podem levar a complicações, incluindo sangramento, danos cerebrais, vazamento de líquido cefalorraquidiano (fístula liquórica), meningites, infecção e convulsões.

O tipo de fratura do crânio depende da força do golpe, da localização do impacto no crânio e da forma do objeto que ocasionou o choque na cabeça.

As causas mais comuns de fratura de crânio são:
►Quedas
▶ Acidente de trânsito
▶ Ser atingido por objetos
▶ Agressões físicas
▶ Lesões esportivas

Uma fratura nem sempre é óbvia, caso não fique exposta ou aconteça um afundamento. Dessa forma, os sintomas podem indicar que houve uma quebra de um osso que rodeia o cérebro são:  
🔹 Inchaço e sensibilidade ao redor da área de impacto
hematoma facial
🔹 Sangramento das narinas ou ouvidos
🔹 Olhos de guaxinim (manchas escuras ao redor dos olhos)
🔹 Vermelhidão no local do trauma

Alguns sintomas menos graves podem parecer não ter relação com uma fratura de crânio, mas revelam sim indícios de que existe uma lesão, como: dor de cabeça intensa persistente, náuseas, vômitos, irritabilidade, perda de equilíbrio, torcicolos, pupilas que não reagem adequadamente à luz, visão embaçada, desmaios, sonolência excessiva e confusão mental.

▪ Atualmente a tomografia computadorizada de crânio é o exame mais indicado para investigação de quadros suspeitos, por ser rápido, seguro, não invasivo e bastante acessível. Eventualmente pode ser necessário a realização de outros exames posteriormente, como a ressonância magnética, a angiografia digital cerebral e o exame do líquido cefalorraquidiano.

Lesões cerebrais podem mudar vidas. Os pacientes com fratura no crânio precisam ser tratados o mais rápido possível. O tempo é crucial para evitar complicações potenciais.
.
 
« Voltar