Publicações
Hábitos que prejudicam a coluna cervical
Data: 10 de agosto de 2022Conversamos anteriormente que a cervicalgia, ou dor na coluna cervical (pescoço), pode ser causada por diferentes lesões ou condições. Hoje, vamos conhecer quais são os principais hábitos que podem aumentar a incidência da dor e entender como o diagnóstico é realizado. Me acompanhe... 👇
🚩Os maus hábitos posturais podem afetar diretamente a região da coluna cervical, causando desgaste acelerado dos discos intervertebrais e das articulações facetarias, o que poderá levar a formação de hérnias de disco, osteófitos (conhecidos popularmente como “bicos de papagaio”) e outras alterações, que podem causar compressão da medula espinhal e das raízes dos nervos que suprem os músculos, a pele e os tecidos corporais responsáveis por proporcionar movimento e sensibilidade a todas as partes do corpo.
Essas alterações podem comprometer potencialmente a função de muitos órgãos e resultar em dormência, dor ou perda de força e coordenação dos movimentos.
Atualmente, o uso exagerado de smartphones é uma das principais causas destas lesões na coluna cervical. Isso acontece porque quanto mais inclinado o ângulo em que a cabeça é posicionada para olhar para as telas, maior é o peso que ela exerce sobre a coluna.
Outros hábitos posturais e diários também podem ser relacionados com o aparecimento da lesão cervical, como:
🔺 Posição inadequada para dormir
🔺 Posição inadequada para sentar
🔺 Esforços repetitivos
🔺 Má postura
🔺 Estresse.
Normalmente, o diagnóstico é realizado por um neurocirurgião com base no histórico do paciente, hábitos de rotina, sintomas, exames físicos e exames de imagem, como:
🔹 Raios-X
🔹 Tomografia Computadorizada (TC ou CT);
🔹 Ressonância Magnética (RM);
Eventualmente também é necessário a realização de outros exames mais invasivos, tais como:
🔹 Eletromiografia;
🔹 Estudos de condução nervosa (NCS);
🔹 MieloCT;
🔹 Bloqueio Seletivo da Raiz Nervosa;
⚠️ Atenção: O neurocirurgião deve ser consultado com urgência, principalmente após um ferimento ou golpe na cabeça acompanhado de dor no pescoço ou outros sintomas, como: dor de cabeça, febre e rigidez do pescoço impedindo os movimentos cervicais.
🖇️ Compartilhe essa informação para que mais pessoas saibam!
🎯 Fonte: American Association of Neurological Surgeons / Cleveland Clinic