Publicações

Data: 31 de janeiro de 2022

🤔  Você já brincou de mímica e precisou imitar um idoso?
 
Arquear o corpo para frente e colocar a mão nas costas simulando dor é uma das primeiras formas que imaginamos para representá-los na brincadeira.  
 
Mas saiba, este estereótipo está começando a ficar antigo…
 
🔍 Recentemente, segundo a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN), a hérnia de disco, que costumava afetar com maior frequência pessoas acima dos 40 anos, passou a ser diagnosticada em pessoas cada vez mais jovens.
 
🤔  Mas Doutor, por que isso está acontecendo?🤔
 
As vértebras (ossos) que formam a coluna são amortecidas por discos intervertebrais. Os discos são redondos e possuem uma camada externa resistente, chamada de anel, responsável por envolver o núcleo pulposo.  Estes materiais costumam se degenerar naturalmente, tornando-se mais fracos conforme o uso.
 
👉  A hérnia de disco se manifesta quando os discos intervertebrais sofrem uma ruptura, com uma única tensão ou lesão excessiva.
 
🚩 Os novos hábitos de vida e, principalmente, a má postura como um comportamento cotidiano, gera uma degeneração acelerada que anteriormente viria apenas com a idade.
 
À medida que o desgaste progride, qualquer tensão ou movimento de torção pode causar a ruptura do disco e provocar dores incapacitantes que podem variar de acordo com o local da hérnia.
 
🚨 Vale ressaltar que algumas pessoas são mais vulneráveis ​​a problemas de disco e, como resultado, apresentam predisposição genética para desenvolver a hérnia de disco.
 
Geralmente, o primeiro tratamento indicado é conservador com medicamentos orais, exercícios para alongamento e fortalecimento de muscular e fisioterapia, de acordo com a indicação do médico.
 
📌 A neurocirurgia é uma opção em casos que, mesmo com o tratamento conservador, o paciente não apresenta melhoras significativas da dor ou em casos de déficits neurológicos, como perda de força, dificuldade para andar ou alterações da sensibilidade.
 
O procedimento cirúrgico específico é escolhido de forma personalizada e indicada de acordo com o local da lesão e as características da condição clínica, a idade do paciente e suas características físicas e até de trabalho. Grande porcentagem de pacientes com hérnia de disco, relatam um  alívio significativo da dor e dos demais sintomas após a cirurgia.
 
📢 Fique atento, cuide da sua postura e mantenha hábitos saudáveis. A qualquer sinal de dor busque orientação médica.
 
🎯  Fonte: Sociedade Brasileira de Neurocirurgia / American Association of Neurological Surgeons
 
« Voltar