Publicações

Data: 03 de maio de 2021

Não há dúvida de que estamos mais conectados do que nunca, passando horas de olho em smartphones ou tablets.

Você sabia que essa situação coloca em risco a coluna vertebral? 

Repare bem em sua postura ao utilizar o celular ou nas pessoas ao seu redor. Perceba que o pescoço fica fletido em um ângulo desconfortável, os ombros curvados, olhos semicerrados para a tela enquanto escreve. É uma posição que muda a curvatura natural do pescoço e que pode causar uma série de problemas de saúde, além da dor muscular.

Essa posição causa uma alavanca que aumenta o peso da cabeça e consequentemente a pressão sobre os discos intervertebrais cervicais, dificultando a chegada de nutrientes na sua cartilagem. Os indivíduos que ficam nessa posição por longos períodos aumentam a velocidade de degeneração/desgaste do disco intervertebral, aumentando a chance da formação de hérnias de disco precoces, que podem causar compressão dos nervos cervicais (que inervam os membros superiores) e mesmo a medula espinhal.

Para se ter uma ideia, por conta da angulação do pescoço e da alavanca causada pela cabeça que fica praticamente pendurada para frente, quando o pescoço está em um ângulo de 15 graus, o peso da cabeça aumenta efetivamente para 12 kg, adicionando tensão muscular desnecessária ao pescoço. Quando o ângulo aumenta para 30 graus, o peso sobe para 18 kg, enquanto um ângulo de 45 graus soma 22 kg. Um ângulo de 60 graus resulta na cabeça pesando mais de 27 kg, o que é semelhante a carregar uma criança de 8 anos.

O pescoço não é capaz de suportar essa quantidade de pressão por um período prolongado, sendo que esse acúmulo de força extra pode levar a tensões irregulares na musculatura, nos ligamentos, nas articulações e nos discos intervertebrais da coluna cervical.

Essas alterações podem culminar, entre outras coisas, com a formação de uma hérnia de disco cervical, que pode causar diferentes tipos de dor, podendo variar de uma dor no pescoço, braço e / ou mão a uma dor em choque, queimação ou pontada, que se irradia para essas mesmas áreas. Às vezes, dormência ou fraqueza nos braços ou nas mãos também podem estar presentes.

Portanto, fique atento à sua postura! Faça alongamentos e fortalecimento da musculatura cervical. Quando estiver trabalhando, procure colocar a tela do computador na altura dos olhos e faça pausas após mais de 50 minutos contínuos na mesma posição. Evite permanecer em posição de flexão cervical. E se já estiver apresentando os sintomas mencionados, procure ajuda médica especializada.

Você tem sentido dor no pescoço? 
« Voltar