Publicações
Hipertensão também pode prejudicar o cérebro
Data: 26 de abril de 2022A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença crônica que afeta pequenos ramos arteriais e dificulta a passagem do sangue. De acordo com a pesquisa "Hipertensão, Danos Cerebrais e Declínio Cognitivo" publicada na National Library of Medicine, do National Institutes of Health (NIH), que faz parte do U.S. Department of Health and Human Services (análogo ao Ministério da Saúde nos Estados Unidos), a hipertensão arterial contribui para o desenvolvimento e progressão de doenças cerebrovasculares.
As principais condições, são:
🔺 Acidente Vascular Cerebral (AVC);
🔺 Acidente Vascular Cerebral hemorrágico (AVCh);
🔺 Aneurisma cerebral.
🔍. Outro estudo realizado pela Universidade Johns Hopkins constatou que pessoas com pressão alta durante a meia idade apresentam maior declínio das principais habilidades de pensamento, sendo capaz de levar ao limite de um diagnóstico de comprometimento cognitivo leve ou demência (perda da função cerebral, como: Doença de Alzheimer ou Doença de Huntington).
A relação entre envelhecimento, pressão alta e função cognitiva não é totalmente compreendida. No entanto, segundo a pesquisa publicada pela NIH, a hipertensão é o fator de risco modificável mais poderoso para disfunção dos vasos cerebrais e pode contribuir para a diminuição do declínio cognitivo.
Previna-se:
🔹 Pratique atividade física regularmente;
🔹 Evite bebidas alcoólicas e tabaco;
🔹 Reduza o consumo de sal;
🔹 Mantenha o acompanhamento médico.
📌 Fonte: Pesquisa Hypertension, Brain Damage and Cognitive Decline" autores: Dariusz Gąsecki, Mariusz Kwarciany, Walenty Nyka and Krzysztof Narkiewicz, publicada na National Library of Medicine - National Institutes of Health (NIH)/ U.S. Department of Health and Human Services / Johns Hopkins Medicine