Publicações

Data: 07 de junho de 2021


A hérnia de disco é uma doença que afeta uma em cada duas pessoas após os 40 anos. Com a era do home office, estamos percebendo que as queixas de dores nas costas e na lombar aumentaram e muitos casos de hérnia de disco se agravaram devido à falta de configuração ergonômica.

Trabalhar mais horas seguidas na mesma posição, não ter uma cadeira de apoio adequada e postura incorreta - um combo perfeito e comum que desencadeia ou piora a hérnia de disco.

O que acontece? Sentar-se incorretamente com os quadris e as pernas dobrados faz com que as articulações, ligamentos e músculos fiquem sob pressão constante, o que causa tensão dos discos espinhais, levando a uma degeneração prematura. Resultado: dor lombar crônica e persistente. O paciente ainda pode se queixar de formigamento, dormência, ardência e dores na parte interna da coxa, e dores que irradiam para as pernas e pés.

Não se mover por longos períodos também faz com que os músculos e ligamentos percam a força. Além disso, o estresse nos músculos e discos cria tensão nos flexores do quadril, aumenta a pressão e restringe o fluxo sanguíneo nas nádegas, o que ajuda a sustentar a coluna.

✅Se você está trabalhando em regime remoto, é importante mover-se alguns minutos pelo menos a cada hora para manter as articulações da coluna vertebral, músculos, tendões e ligamentos soltos e sem dor – principalmente se você já tem o diagnóstico de hérnia de disco.

𝐄 𝐫𝐞𝐜𝐨𝐦𝐞𝐧𝐝á𝐯𝐞𝐥 𝐭𝐚𝐦𝐛é𝐦:
- Manter uma boa postura enquanto está sentado com as costas retas contra a cadeira e ombros elevados com a cabeça no nível da coluna.
- Manter os joelhos no mesmo nível dos quadris - ou sente-se com os joelhos ligeiramente acima dos quadris.
- Manter os pés apoiados no chão – ângulo de 90º.


Coloque essas dicas em prática, e em caso de dor persistente, nunca se automedique. Procure um especialista.
 
« Voltar