Publicações
Lombalgia é um problema comum
A lombalgia (ou dor nas costas) é um problema comum para muitas pessoas. Estima-se que essa condição possa atingir até 65% dos indivíduos anualmente e 84% em algum momento da vida.
Você pode sentir dor lombar depois de realizar uma atividade com a qual não está acostumado, por exemplo levantar móveis pesados ou trabalhar no quintal. Eventos súbitos, como quedas ou acidente de carro, podem causar lombalgia. Outras causas são, inflamações articulares, infecção do disco intervertebral, hérnia de disco, escorregamento de vértebras (espondilolistese/listeses), artrose (processo degenerativo de uma articulação) e algumas doenças reumáticas.
A dor atinge a região mais baixa da coluna perto da bacia, popularmente conhecida como “dor nos quartos”. Algumas vezes a dor se irradia para as pernas com ou sem dormência.
Os problemas nas costas geralmente respondem a tratamentos não cirúrgicos - como medicamentos anti-inflamatórios e fisioterapia. No entanto, para dores persistentes, limitantes ou refratárias, existem opções de tratamentos minimamente invasivos - tais como bloqueios de nervos articulares lombares, denervação facetária por radiofrequência e até mesmo tratamentos cirúrgicos, que podem ser percutâneos e/ou endoscópicos - para lombalgia, podendo ser uma opção se os tratamentos conservadores não funcionarem a contento.
Sinais de alerta para buscar auxílio de um especialista:
- Sentir dor que persiste por duas semanas ou mais
- Febre associada à dor lombar
- Fraqueza nas pernas ou perda de controle da bexiga (com perda de urina) ou do esfíncter anal (com perda de fezes)
- Formigamento ou dormência recorrente ou persistente nas pernas
Os procedimentos minimamente invasivos diminuem os riscos, as complicações e sequelas pós-operatórias, e ainda reduzem o tempo de internação e de recuperação após a cirurgia.
Fique atento:
Fique atento:
- Sedentarismo é a principal causa de dor nas costas
- O isolamento social imposto pela pandemia levou a um aumento de relatos de lombalgia. Até quem já tinha o hábito de se exercitar e precisou diminuir o ritmo por conta do fechamento das academias, está sentindo esse impacto.
- Problemas de postura, obesidade e prática esportiva sem cuidados adequados podem levar a lesões na região da coluna.
Cuide de sua saúde!