Publicações
Data: 23 de junho de 2021
De acordo com a Brain Aneurysm Foundation , cerca de 02 em cada 100 pessoas tem um aneurisma não roto em seus cérebros, sendo que a cada 18 minutos uma pessoa é vítima de seu rompimento, sofrendo uma hemorragia intracraniana. Estima-se que há quase 500.000 mortes em todo o mundo a cada ano causadas por aneurismas cerebrais, e metade das vítimas tem menos de 50 anos.
🚩A conscientização sobre os aneurismas cerebrais pode reduzir fatalidades. Por isso, no post de hoje, vamos destacar alguns fatos relacionados a essa doença cerebral:
Mito: Aneurismas não rotos NÃO precisam de tratamento
👉O fato é que a maioria dos pacientes com aneurismas cerebrais não apresentam sintomas e podem passar a vida inteira sem saber que têm um aneurisma cerebral. No entanto, se essa condição não for tratada, o aneurisma pode se romper, ocasionando uma hemorragia cerebral, o que na maioria das vezes é fatal.
🚨Vale lembrar que os aneurismas cerebrais são muito menos complexos de tratar quando não romperam e estão assintomáticos. Portanto, geralmente é melhor cuidar do problema assim que for diagnosticado para maximizar suas chances de cura.
Verdade: Dois em cada três casos de aneurisma cerebral estão ligados ao tabagismo.
👉O tabaco ataca a parede dos vasos sanguíneos do cérebro. Além de mais vulneráveis ao aneurisma, os fumantes tendem a desenvolver a forma mais agressiva da doença.
🚨Diabetes, aumento dos níveis de colesterol, triglicérides, hipertensão arterial e o consumo abusivo de bebidas alcoólicas também são fatores de risco para os aneurismas cerebrais e para as hemorragias cerebrais.
Mito: Não há cura para um aneurisma
👉Como a maioria dos aneurismas cerebrais não é detectada antes que rompa causando uma hemorragia cerebral, e a maioria dos pacientes só descobre a sua existência neste momento crítico.
Mito: Surge do nada
👉Tecnicamente, um aneurisma cerebral se desenvolve com o tempo, embora exista casos em que o paciente já nasce com esse defeito nos vasos sanguíneos. Ainda assim, nos dois casos, um aneurisma costuma demorar para se formar.
Verdade: A Incidência é maior entre as mulheres
👉Os aneurismas cerebrais afetam apenas mulheres
O público feminino tem três vezes mais probabilidade de ter um aneurisma cerebral do que os homens. Os pesquisadores acreditam que esse dado pode estar relacionado com os níveis de estrogênio, especialmente quando eles começam a cair quando as mulheres chegam aos 40 anos.
🚨Infelizmente metade dos pacientes vítimas de rompimento de um aneurisma cerebral não sobrevive para receber atendimento médico, sendo que dos que chegam vivos ao hospital, um terço vem a óbito em até 72 horas, um terço falece em decorrência de complicações da hemorragia cerebral em até seis meses é um terço sobrevive. Do terço sobrevivente, metade tem sequelas neurológicas.
🚨Tanto em aneurismas cerebrais diagnosticados em exames de triagem quanto nos que tenham sofrido sangramento, existe a possibilidade de realização de tratamento, sendo as principais a clipagem através de tratamento microcirúrgico (padrão ouro na maioria dos casos) e o tratamento endovascular (embolização com micromolas e diversores de fluxo). A escolha da abordagem dependerá muito do tamanho do aneurisma cerebral e do seu colo, da sua posição, formato, progressão e localização.
🚨Pacientes tratados antes que o aneurisma cerebral rompa e cause um sangramento tem mais de 98% de chance de cura, sem sequelas.
🚨Pacientes com fatores de risco ou história familiar de aneurisma cerebral devem fazer exames para esclarecer a sua presença, sendo os mais indicados a Angio Ressonância Magnética de Crânio e a Angio Tomografia Computadorizada de Crânio.
✅Lembre-se: Sua melhor defesa é a intervenção médica precoce.