Publicações

Mito ou verdade: Tumor cerebral

Data: 04 de janeiro de 2022

🤔 Você conhecia essas verdades?? 

O tumor cerebral ou tumor intracraniano surge quando as células crescem e se multiplicam de forma descontrolada e desenvolvem uma massa anormal de tecido. 

👉 Entre os 150 diferentes tipos de tumores, existem os tumores cerebrais benignos (não cancerosos). Os tumores que recebem essa classificação geralmente possuem um crescimento mais lento em relação as lesões malignas e, normalmente, baixas probabilidades de invadir outras áreas da região ou espalhar-se pelo corpo. 

Os tumores intracranianos benignos mais comuns são: 

🔹 Meningioma: tumor primário que representa cerca de 30% de todos os tumores cerebrais, sendo o mais frequente. Originam-se nas Meninges, que são mebranas que cobrem e protegem o cérebro, logo abaixo do crânio. Na sua maioria são tumores benignos e de crescimento lento; 

🔹 Adenoma hipofisário: um tipo de abscesso que cresce no tecido da glândula pituitária (Hipófise) e tende a crescer lentamente. Eles podem ocasionar problemas endocrinológicos e de visão; 

🔹 Craniofaringioma: normalmente, crescem perto da glândula pituitária (Hipófise) e podem aparecer como tumores sólidos ou cistos. Costumam pressionar os nervos, vasos sanguíneos ou partes do cérebro ao redor dessa glândula. Esses tumores afetam com maior frequência crianças e adolescentes, bem como adultos com mais de 50 anos. 

🖇️ Compartilhe esse conteúdo para que mais pessoas saibam. 

🎯 Fonte: Johns Hopkins Medicine 

 
« Voltar