Publicações

Data: 12 de julho de 2021

Você sabia que a Organização Mundial da Saúde estima que até 2030 o número total de pacientes com Parkinson irá duplicar?

No Brasil, calcula-se que 200 mil pessoas sofram com essa condição. Há muita informação que ainda confunde a população e alguns mitos que impedem o tratamento adequado.

𝐓𝐞𝐬𝐭𝐞 𝐬𝐞𝐮𝐬 𝐜𝐨𝐧𝐡𝐞𝐜𝐢𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨𝐬!
►Para você, tremores indicam doença de Parkinson?
𝐅𝐚𝐭𝐨: O tremor é um sintoma proeminente e reconhecível do Parkinson. Mas saiba que alguns pacientes não apresentam  tremor, e mesmo aquelas que têm, podem não ter no início da doença. Além disso, é importante entender que não há apenas sintomas motores como músculos rígidos e lentidão de movimentos, o distúrbio também inclui deficiência cognitiva, demência em estágios posteriores, ansiedade e depressão, fadiga, problemas de sono e muito mais.

►Você pensa que a doença de Parkinson é fatal?
𝐅𝐚𝐭𝐨: Embora o diagnóstico de Parkinson seja devastador, não é - como algumas pessoas ainda acreditam - uma sentença de morte. A detecção precoce e o tratamento adequado podem minimizar os efeitos dos sintomas e controlar a doença. Exercícios, fisioterapia e manter os exames atualizados são essenciais para a segurança do paciente.

► Apenas medicação pode tratar Parkinson?
𝐅𝐚𝐭𝐨: A verdade é que além das medicações, o paciente deve investir em exercícios, fisioterapia e manter sempre os exames atualizados para a sua própria segurança. Além disso, quando o tratamento clínico não dá o resultado esperado ou os efeitos colaterais dos medicamentos se tornam muito intensos, é possível realizar o tratamento cirúrgico. O principal tratamento cirúrgico utilizado é a Estimulação Cerebral Profunda (DBS), que é uma técnica minimamente invasiva onde um eletrodo é introduzido no cérebro através de um pequeno orifício no crânio.

Busque sempre informações confiáveis!

Se você conhece alguém que precisa saber disso, marque aqui nos comentários!
 
« Voltar